Direção do Sebrae se reúne com o prefeito Zé Barros e propõe Lei Geral Municipal da Microempresa

Direção do Sebrae se reúne com o prefeito Zé Barros e propõe Lei Geral Municipal da Microempresa

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O objetivo é tirar da informalidade milhares de empreendedores e gerar mais postos de trabalho - renda e receita para o município, esse foi o tom de uma reunião de trabalho, hoje de manhã (20/04), na Secretaria de Assistência Social (SEMASC), presidida pelo prefeito Zé Barros (PT), com a Coordenadora de Políticas Públicas do SEBRAE no Piauí, Maria Valcleides de Moura, presente na reunião a Secretária de Assistência Social, Mercês Barros, Samira Mota (Psicóloga do CRAS) , vereadores: Feitosa (PPS), Adailton (PSB), Junior Mota (DEM) e Zezinho Abílio (PMDB).

De 224 municípios apenas 10 aderiram à lei Geral no Piauí. Esse número ainda é pequeno frente á importância dessa adesão para as pequenas cidades.A Lei garante benefícios tributários, econômicos e sociais.

Os municípios que realizaram a adesão no Estado foram: Barras, Miguel Alves, Floriano, Cajazeiras , Jaicós, Nossa Senhora de Nazaré , São João do Arraial, Esperantina, Guadalupe e Teresina.

A coordenadora da Unidade de políticas públicas do SEBRAE no Piauí, Valcleides, relata que esse total é incipiente em relação ao número total de cidades no estado, justamente porque melhora a economia municipal e faz com que o dinheiro circule.

O que é ?

A Lei Geral Municipal da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte regulamenta o tratamento jurídico diferenciado simplificado e favorecido ás microempresas de acordo com a Constituição Federal e a Lei Complementar federal 123 que faz surgir o a figura do empreendedor individual que é aquele que apresenta uma receita bruta mensal entre R$ 3 a R$ 36 mil reais.

Entre as facilidades dos micros e pequenos, amparados pela Lei Geral, ser tornarem um empreendedor individual estão: sair da informalidade (ganhar um CNPJ), recolhimento tributário reduzido, acesso ás compras públicas e emissão de Nota Fiscal; Acesso a melhores fornecedores e compras á prazo, acesso aos Direitos Previdenciários.

É uma parte do Estatuto Nacional da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, também conhecido como Lei Geral da Micro Empresa e Empresa de Pequeno Porte. Com a Lei Geral os benefícios vão além dos tributários.

Vai ficar mais simples obter crédito, tecnologia, exportar, vender para o governo, abrir empresas, se formalizar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES