Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Governador participa da comemoração pelo Dia Nacional do Vaqueiro

Governador participa da comemoração pelo Dia Nacional do Vaqueiro
Procissão dos Vaqueiros | Carlos Coelho
Compartilhe

O município de União comemorou, neste sábado (29) a 37ª Vaqueijada organizada pelos vaqueiros da cidade. O governador Wellington Dias, acompanhado pela secretária da Seid, Rejane Dias, pelo vice-governador Wilson Martins, dentre outras autoridades, participou das atividades comemorativas. O ano de 2009 vai ficar na história por ser o primeiro ano em que se comemora o Dia Nacional do Vaqueiro, no dia 29, uma conquista dos vaqueiros do município no Congresso Nacional, com apoio do governo do Estado.

" O mais importante disso tudo, é que a partir da aprovação da lei o Ministério da Previdência está trabalhando o enquadramento da profissão do vaqueiro. Muitos se aposentavam como trabalhador rural e somente agora, no século vinte e um, o Brasil passa a reconhecer esta profissão, para mim é uma alegria ter participado desta luta que beneficia os vaqueiros de todo Brasil, indenpendente de serem os vaqueiros dos pampas ou do gibão. Todos são vaqueiros", disse o governador.

No Congresso

O projeto foi apresentado este ano pelo deputado federal Nazareno Fonteles (PT-PI) e votado favorável por unanimidade pelos demais parlamentares que compõem a casa. Segundo o vaqueiro Chico Teófilo, foram 10 anos de luta pela aprovação desta dada e outros conhecimentos e conquista ao vaqueiro."Ela começou na Câmara Municipal, conseguimos também o reconhecimento da data em nível estadual e agora nacional. O governador trouxe o direito a homenagear todos os anos um vaqueiro com a Comenda do Mérito Renascença. Estamos construindo o Museu do Vaqueiro, criamos a primeira Associação do Vaqueiro do Brasil, o coral, e agora o Sindicato para o vaquero se aposentar como vaqueiro. disse Chico Teófilo, o homenageado com a comenda deste ano.

Ao chegar ao município de União o governador, acompanhado por sua comitiva, foi recebido pelo prefeito José Barros, no Balão de acesso à cidade. Em seguida se dirigiram a Associação dos Vaqueiros de União (Avau) e de lá seguiram para cavalgada pelas principais ruas do centro da cidade, seguindo a imagem de São Raimundo Nonato.

Identidade

O prefeito José Barros, empolgado com as comemoraçoes do dia nacional do vaqueiro em União, disse que a conquistas dos vaqueiros tem que ser divulgadas como forma de incentivo a tradição para as novas gerações. "União está cada vez mais identificada com a figura do vaqueiro", disse.


Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar