Governador participa da comemoração pelo Dia Nacional do Vaqueiro

Governador participa da comemoração pelo Dia Nacional do Vaqueiro

Procissão dos Vaqueiros | Carlos Coelho
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O município de União comemorou, neste sábado (29) a 37ª Vaqueijada organizada pelos vaqueiros da cidade. O governador Wellington Dias, acompanhado pela secretária da Seid, Rejane Dias, pelo vice-governador Wilson Martins, dentre outras autoridades, participou das atividades comemorativas. O ano de 2009 vai ficar na história por ser o primeiro ano em que se comemora o Dia Nacional do Vaqueiro, no dia 29, uma conquista dos vaqueiros do município no Congresso Nacional, com apoio do governo do Estado.

" O mais importante disso tudo, é que a partir da aprovação da lei o Ministério da Previdência está trabalhando o enquadramento da profissão do vaqueiro. Muitos se aposentavam como trabalhador rural e somente agora, no século vinte e um, o Brasil passa a reconhecer esta profissão, para mim é uma alegria ter participado desta luta que beneficia os vaqueiros de todo Brasil, indenpendente de serem os vaqueiros dos pampas ou do gibão. Todos são vaqueiros", disse o governador.

No Congresso

O projeto foi apresentado este ano pelo deputado federal Nazareno Fonteles (PT-PI) e votado favorável por unanimidade pelos demais parlamentares que compõem a casa. Segundo o vaqueiro Chico Teófilo, foram 10 anos de luta pela aprovação desta dada e outros conhecimentos e conquista ao vaqueiro."Ela começou na Câmara Municipal, conseguimos também o reconhecimento da data em nível estadual e agora nacional. O governador trouxe o direito a homenagear todos os anos um vaqueiro com a Comenda do Mérito Renascença. Estamos construindo o Museu do Vaqueiro, criamos a primeira Associação do Vaqueiro do Brasil, o coral, e agora o Sindicato para o vaquero se aposentar como vaqueiro. disse Chico Teófilo, o homenageado com a comenda deste ano.

Ao chegar ao município de União o governador, acompanhado por sua comitiva, foi recebido pelo prefeito José Barros, no Balão de acesso à cidade. Em seguida se dirigiram a Associação dos Vaqueiros de União (Avau) e de lá seguiram para cavalgada pelas principais ruas do centro da cidade, seguindo a imagem de São Raimundo Nonato.

Identidade

O prefeito José Barros, empolgado com as comemoraçoes do dia nacional do vaqueiro em União, disse que a conquistas dos vaqueiros tem que ser divulgadas como forma de incentivo a tradição para as novas gerações. "União está cada vez mais identificada com a figura do vaqueiro", disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES