Prefeito recebe Missão da ONU

Prefeito recebe Missão da ONU

Prefeito e membros da Missão da ONU | Carlos Coêlho
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na última quarta-feira (18), o prefeito de União, José Barros recepcionou em seu gabinete uma Missão da ONU, composta por quatro pessoas: Assessor da ONU em Brasília, representante da Índia, representante do Canadá e um representante dos Estados Unidos.

O objetivo da Missão em União é para fazer um estudo sobre Agricultura Familiar e Agroecologia com foco na operacionalização do Programa de Aquisição de Alimentos ? PAA via CONAB.

CONAB indicou vários municípios do Estado e o escolhido foi o município de União. Isto mostra o reflexo das ações do município e o avanço dado com aplicação dos recursos via mercado institucional com total apoio da prefeitura e SEAMA.

PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS - PAA

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma das ações do Fome Zero e promove o acesso a alimentos às populações em situação de insegurança alimentar e promove a inclusão social e econômica no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar.

O PAA também contribui para a formação de estoques estratégicos e para o abastecimento de mercado institucional de alimentos, que compreende as compras governamentais de gêneros alimentícios para fins diversos, e ainda permite aos agricultores familiares que estoquem seus produtos para serem comercializados a preços mais justos.

O Programa propicia a aquisição de alimentos de agricultores familiares, com isenção de licitação, a preços compatíveis aos praticados nos mercados regionais. Os produtos são destinados a ações de alimentação empreendidas por entidades da rede socioassistencial.

Instituído pelo artigo 19 da Lei 10.696/2003, o PAA é desenvolvido com recursos dos Ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e do Desenvolvimento Agrário (MDA).

As diretrizes do PAA são definidas por um Grupo Gestor coordenado pelo MDS e composto por mais cinco Ministérios. O PAA é implementado por meio de cinco modalidades, em parcerias com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), governos estaduais e municipais.

Para participar do Programa, o/a agricultor/a deve ser identificado como agricultor familiar, enquadrando-se no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). A identificação é feita por meio de uma Declaração de Aptidão ao Pronaf (Dap).

AÇÃO SOCIAL E CONTROLE SOCIAL

Temos duas vertentes importantes do PAA á benefício social, pois os alimentos adquiridos são distribuídos no próprio município, para isso são definidas organizações ou instituições publicas e da sociedade civil para serem as recebedoras dos alimentos.

No ato do projeto são obrigadas apresentarem a rede social a ser atendida. A outra é o controle social da ação. Todos os projetos devem ser apresentados e validados e acompanhados pelos conselhos: Segurança Alimentar ou de Assistência Social.

OPERACIONALIZAÇÃO DO PAA EM UNIÃO.

Desde sua criação (2003) só veio ser operacionalizado no município nessa gestão, graça o esforço da Sec. Munic. de Agricultura e Meio Ambiente ? SEAMA e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais.

A SEMASC além de ser uma beneficiária apóia também no transporte dos alimentos de outros grupos beneficiários.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES