União - Caminhada marca dia de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

União - Caminhada marca dia de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Mais de 300 pessoas participaramda da caminhada | Aldo Melo

Mais de 300 pessoas participaram nesta sexta-feira, 18 de Maio, Dia Nacional contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes de uma caminhada em defesa da causa.

A caminhada partiu da Praça Gervásio Costa no centro de União e percorreu algumas ruas do centro da cidade se deslocando para o ginásio de esporte localizado no bairro São Judas Tadeu com o objetivo de chamar a atenção da população a denunciar esses tipos de crimes. Como no ano anterior, a campanha da Prefeitura de União manteve o tema ?Exploração sexual é crime! Calar é consentir, denunciar é combater!?, que será trabalhado durante o ano todo em ações educativas.

A presidente do Conselho Tutelar, Dona Graça, afirmou que a caminhada é muito importante para mostrar à população as várias formas de denúncia. ?Queremos chamar atenção para várias questões e uma delas é de que a denúncia é anônima. Ela recomendou para as pessoas perderem o medo de denunciar, quem não denuncia também é culpado.

Após a caminhada, houve apresentações artísticas e culturais desenvolvidas pelos adolescentes do Projovem. O evento contou com a presença do prefeito José Barros e teve o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC), Creas e Cras, Projeto Flor de Cacto, Secretaria de Saúde ,Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC), Conselho Municipal dos Direito da Criança e do Adolescente e Conselho Tutelar.

Dados da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH) mostram que a cada 8 minutos uma criança é vítima de abuso sexual. De um total de 60 mil casos analisados, 80% das vítimas são meninas com idade entre 2 e 10 anos. A região Norte é a segunda com maior índice de exploração.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES