União começa a receber Cisternas do Programa Água para Todos

União começa a receber Cisternas do Programa Água para Todos

ÁGUA PARA TODOS | SECON
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Começaram a chegar a União as primeiras cisternas destinadas a famílias da zona rural do município, desatendidas por abastecimento de água potável. Para ter direito a um desses reservatórios, cada família cadastrada previamente precisa ter casa coberta de telhas, não ter água canalizada e está cadastrada no CadUnico. Durante o cadastramento das famílias no município, o Comitê Gestor Municipal do Programa Água para Todos, cadastrou um total de 432 famílias que se enquadram nos pré-requisitos do programa. Cada unidade habitacional foi georeferenciada, de modo a garantir que cada cisterna seja entregue exatamente à família que aderiu ao programa.

A empresa Engecor, contratada pela Codevasf para implantar as cisternas em União, trabalhava com a possibilidade inicial de atender a 2010 famílias; mas durante o processo de cadastramento, houve uma certa resistência de algumas famílias, que por razões outras não quiseram aderir ao programa. Cada cisterna tem capacidade de armazenar 16 mil litros de água captada da chuva, o suficiente para garantir água potável a essas famílias de 07 a 09 meses. A família beneficiada recebe o reservatório sem nenhum custo.

A implantação de cisternas para captação e armazenamento de água da chuva para o consumo humano, destinadas a famílias que não dispõem de acesso à fonte de água potável localizadas na zona rural, com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou renda mensal total de até três salários mínimos, devendo ser priorizadas aquelas enquadradas nos critérios de elegibilidade do Programa Bolsa Família.

Durante o processo de cadastramento das famílias, a o Prefeito Gustavo Medeiros deu todo o suporte para o Comitê Gestor realizar o trabalho que durou mais de 60. O Comitê Gestor é composto por assistentes sociais (do município e da empresa encarregada pela obra), representantes de entidades rurais e representantes da Prefeitura.

Ontem (18/12), quando as primeiras carretas entraram na cidade, trazendo as primeiras cisternas, muitos curiosos tiravam fotos e se aproximavam dos veículos querendo saber que objetos eram aqueles. O efeito visual deixou muita gente boquiaberta. Mas alegria maior tiveram as famílias que vão receber em suas casas esses reservatórios.

 

 





Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES