PMU e Secretaria de Saúde Avançam na Saúde Indígena com Participação de Deu

A prefeitura de Uruçuí através da secretaria de saúde Indígena com participação com a participação de Deuzanir Pereira dos Santos

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura Municipal de Uruçuí (PMU) e a Secretaria de Saúde, representadas pela Subsecretária Adriana Santana, demonstraram seu comprometimento com a melhoria da saúde indígena ao participar do Seminário de Saúde Indígena em 06 de novembro de 2023. Este encontro, que teve lugar no Auditório da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde em Teresina-PI, destacou-se por abordar a implantação da saúde para os povos originários do Piauí.

O evento contou com a presença de lideranças indígenas influentes, incluindo a Cacica Gueguês do Sangue e Deuzanir Pereira dos Santos, representante indígena, que contribuíram com diálogos construtivos e troca de saberes tradicionais fundamentais para o avanço da saúde indígena.

A programação do seminário abrangeu palestras e discussões, como a apresentação de Pajé Vitorino sobre a medicina tradicional indígena e a exposição do Cacique Henrique Manoel sobre a situação atual dos indígenas no Piauí. Esses momentos foram essenciais para o entendimento das necessidades de saúde específicas dos povos originários e para a integração de suas práticas medicinais tradicionais aos serviços de saúde contemporâneos.

A presença e as contribuições de Deuzanir Pereira dos Santos como representante indígena foram cruciais, proporcionando uma perspectiva autêntica e enriquecedora para as discussões e fortalecendo a voz das comunidades indígenas no diálogo com as autoridades de saúde.

O seminário se encerrou com a apresentação do Plano de Trabalho para a saúde indígena no Piauí, refletindo o esforço contínuo da PMU e da Secretaria de Saúde para garantir que a saúde dos povos originários seja uma prioridade e que as soluções adotadas sejam culturalmente adequadas e eficazes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES