Reta final do Brasileirão mostra por que o campeonato é fascinante

Há pouco tempo, o Campeonato Brasileiro já parecia decidido. O Botafogo, que liderava a disputa desde a terceira rodada, chegou a abrir 14 pontos de vantagem

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Há pouco tempo, o Campeonato Brasileiro já parecia decidido. O Botafogo, que liderava a disputa desde a terceira rodada, chegou a abrir 14 pontos de vantagem, mas acabou perdendo fôlego e permitindo que outros times entrassem na briga pelo título. Por isso, torcedores de todo o país estão aproveitando o codigo promocional solverde para apostar em quem será o campeão.

No momento, faltando quatro rodadas para o campeonato terminar (embora alguns times, como o próprio Botafogo tenham jogos a menos), apenas cinco pontos separam o Palmeiras (62), primeiro colocado, do Flamengo (57), que está na sexta posição.

O Botafogo, que para muitos já estava com o título ganho, perdeu a liderança na 33ª rodada e agora ocupa o segundo lugar, com 60 pontos.

Isso mostra por que o Brasileirão é, disparado, o campeonato mais imprevisível e emocionante do mundo. No início do ano, poucas pessoas cravariam que o Glorioso brigaria pelo título. Já no decorrer da disputa, quase ninguém arriscaria dizer que a equipe carioca deixaria o caneco escapar.

No entanto, tudo isso – e muito mais – aconteceu durante esta edição do Campeonato Brasileiro, e agora, a apenas quatro rodadas do fim, seis times têm chances reais de faturar a competição.

O Palmeiras surge como o favorito ao título, até pelo momento psicológico que a equipe botafoguense vive. O Alviverde, por outro lado, acostumou-se, nos últimos anos, a disputar e a vencer títulos importantes, o que deixa o elenco mais tranquilo para essa reta final da competição.

Mas equipes como o Grêmio, com Luis Suárez crescendo no momento da decisão, ou Flamengo, que tem um elenco cheio de craques e vem ganhando confiança com Tite, também estão fortes na briga.

Isso sem falar da campanha sólida do Bragantino e do crescimento do Atlético Mineiro, o que coloca ambas as equipes em condições de disputar o título.

Produto internacional

Tudo isso, portanto, mostra que o Brasileirão tem elementos de sobra para se tornar um produto internacional. Ao longo dos últimos anos, a popularidade do campeonato tem aumentado bastante mundo afora, mas ainda há muito mercado para ser conquistado.

A popularização da competição nacional, aliás, faria muito bem aos clubes, pois elevaria suas receitas, permitiria mais investimentos no elenco e em infraestrutura e, consequentemente, melhoraria ainda mais o nível do Brasileirão, criando, ao fim e ao cabo, um círculo virtuoso.

Vejamos, portanto, o que acontecerá no futuro breve, mas não há dúvidas de que o Campeonato Brasileiro pode se estabelecer como um dos melhores do mundo e engarias fãs apaixonados em diversos países.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES