Tite prepara despedida da Seleção com esperança de título na Copa do Mundo

A longa jornada de Tite com o Brasil está chegando ao fim, após mais de seis anos juntos. Essa despedida está marcada para o final da Copa do Mundo, independente do resultado da disputa por lá

| Evandro Carvalho
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A longa jornada de Tite com o Brasil está chegando ao fim, após mais de seis anos juntos. Essa despedida está marcada para o final da Copa do Mundo, independente do resultado da disputa por lá. Em entrevista recente, ele contou como tem sido essa despedida, sobretudo com a preparação para o torneio no Catar. O treinador acredita que o longo ciclo chegou ao fim, e a esperança é por um término com título e alegria. No entanto, a disputa promete ser acalorada em campo.

 

Um calor que não deve vir apenas da sede do Mundial, mas também dos confrontos em campo. Essa edição do torneio vai contar com boas equipes, inclusive o próprio Brasil, então não vão faltar jogos acirrados no caminho. Tite tem se preparado para isso desde o fracasso de 2018, e parece mais pronto do que nunca. O comandante assumiu a equipe em 2016, após a demissão de Dunga, e agora completa o ciclo de trabalho no final deste ano. A expectativa, como falamos, é de um final feliz.

 

Em conversa divulgada pelo portal Terra, o treinador desabafou sobre os momentos finais da disputa. Ele admitiu que vai sentir falta, principalmente pelo carinho criado nestes mais de seis anos de trabalho contínuo. No entanto, garante que vai respeitar o ciclo que construiu e também do próximo responsável pela Seleção Brasileira. Tite ainda faz um pedido final: que a equipe tenha méritos na possível conquista do título na Copa do Mundo do Catar.

 

Uma conquista que não será fácil, mesmo com o Brasil sendo considerado o grande favorito nas cotações. Segundo os números da KTO para as apostas no Mundial de futebol, a equipe de Tite tem 20,4% de probabilidade de título, ficando à frente da França, que aparece com 14,7%, e da Argentina, com 13,9%. Espanha e Inglaterra aparecem logo atrás, com uma pequena desvantagem diante dos outros adversários. Ou seja, a expectativa é que o futebol brasileiro esteja entre os melhores do torneio. Uma boa notícia para a despedida de Tite.

Última oportunidade

 

Essa será a segunda tentativa de Tite na Copa do Mundo, após a eliminação em 2018. Na ocasião, o Brasil também tinha um grande favoritismo na disputa, mas não conseguiu transformar as cotações em bons resultados. Durante boa parte da disputa, o rendimento da equipe foi criticado, e a derrota acabou vindo nas quartas de final. Em partida disputada na Arena Kazan, na Rússia, a Seleção Brasileira caiu por 2 a 1 para a Bélgica. Um resultado que não surpreendeu, sobretudo pela boa equipe do adversário.

 

O Mundial no Catar é a última oportunidade para Tite conseguir esse título desafiador. Ele está focando na preparação sabendo disso. A lista com os 55 nomes convocados, por exemplo, foi feita com muito estudo para evitar erros cometidos no passado. Além disso, o comandante deixou claro que condições físicas são aspectos essenciais para confirmar presença na disputa. Algo que faltou em 2018, sobretudo para alguns atletas mais experientes.

 

Alguns jogadores do elenco, como Daniel Alves e Thiago Silva, possuem idade avançada e por isso geram preocupações. Tite quer evitar um problema em campo, principalmente em uma lesão que acabe prejudicando o grupo. Ou seja, a preparação para o torneio tem sido feita de maneira diferenciada, visando evitar qualquer problema fora dos gramados.

Futuro de Tite

 

Na entrevista ao Terra, o atual treinador do Brasil também falou sobre 2023 e os próximos passos na carreira. O ciclo com a seleção realmente já terminou, e o foco agora é no descanso e também na família. A ideia é que não aceite nenhuma oferta em território nacional, pelo menos nos próximos meses. A dúvida é se isso realmente vai acontecer, ou ele irá voltar antes.

 

Algumas equipes sonham com a possibilidade de contratar Tite no futuro, inclusive locais onde ele foi bem. O Corinthians é o melhor exemplo disso,inclusive foi um dos poucos clubes citados pelo treinador. Ou seja, muita coisa pode mudar nos próximos anos.

 

É impossível afirmar que Tite vai conseguir terminar o ciclo dele na Seleção Brasileira com o hexa. No entanto, o trabalho até aqui tem sido positivo, e servirá de referência para o próximo ciclo que a CBF colocar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES