Trabalho remoto: confira dicas para entrar neste estilo de vida em 2023

O trabalho remoto deixou de ser uma raridade restrita a poucos nichos de mercado e se transformou em um cotidiano comum e desejado por milhares de brasileiros.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O avanço cada vez mais acelerado de tecnologias como a internet e os computadores pessoais deu origem a novas indústrias bilionárias, grandes perspectivas para planos de carreira e emprego, e talvez mais significativamente, introduziu diversas novas formas para trabalhar. O trabalho remoto deixou de ser uma raridade restrita a poucos nichos de mercado e se transformou em um cotidiano comum e desejado por milhares de brasileiros. 

 

No entanto, apesar da alta demanda por profissionais remotos e das vantagens dessa modalidade de emprego, muitos brasileiros relatam dificuldades em iniciar uma carreira através da internet: desafios como a grande busca e competição por vagas, principalmente após a pandemia de 2020, problemas tecnológicos como falhas em equipamentos e vulnerabilidades de segurança - problema crescente que preocupa empregadores, de acordo com a ExpressVPN -  e pouca clareza nos conteúdos e habilidades a serem aprimoradas e estudadas para melhorar o perfil profissional diante do mercado. No entanto, algumas dicas atualizadas para o ano de 2023 podem facilitar muito o processo e, para muitos, abrir novas perspectivas e possibilidades dentro do trabalho remoto. Confira. 

Invista em marketing pessoal

 

Bastante conhecido pelo público, o marketing faz referência às técnicas utilizadas para expor um produto, convencer um potencial consumidor de sua necessidade ou desejo, exaltar suas qualidades e, em linhas gerais, criar uma impressão positiva sobre a marca. O marketing pessoal é, em essência, a aplicação destas mesmas técnicas ao seu próprio perfil como profissional. Estudar o marketing pessoal e aplicá-lo corretamente pode ser a diferença entre uma contratação ou currículo ignorado, especialmente no mundo altamente dinâmico do trabalho remoto. 

 

Quando se trata de marketing pessoal para trabalho remoto, pense no LinkedIn como sua vitrine online. Crie um perfil completo e profissional com uma foto atualizada e uma descrição atraente. Destaque suas habilidades, experiências e realizações relevantes. Compartilhe conteúdo relacionado à sua área e participe de grupos e discussões relevantes. Interaja com profissionais do seu setor, fazendo perguntas e oferecendo insights

 

Outro ponto importante é o foco em desenvolver as habilidades interpessoais, pois são cruciais no trabalho remoto. Comunique-se claramente por meio de e-mails, mensagens e videoconferências. Desenvolva sua habilidade de resolução de conflitos para lidar com situações delicadas à distância. Pratique a autodisciplina, criando uma rotina de trabalho consistente e respeitando prazos. Gerencie seu tempo eficientemente, utilizando ferramentas como calendários e listas de tarefas. Demonstre empatia e flexibilidade, adaptando-se às necessidades da equipe, mesmo quando trabalhando remotamente. É fundamental já possuir familiaridade com as ferramentas frequentemente utilizadas para este ambiente, como: Slack, JiraTrelloCanvaNotion e semelhantes. 

Busque oportunidades com baixa barreira de entrada

 

Se você está começando no trabalho remoto, procure oportunidades que exijam menos experiência e, ao mesmo tempo, possam lhe oferecer os contatos, currículo e prática necessários para continuar uma carreira dentro desta modalidade. Alguns exemplos incluem

 

● Assistente virtual: o trabalho de assistente virtual pode ser realizado completamente dentro do regime de home office, e beneficia pessoas que não possuem alguma especialização mas podem oferecer um conjunto de habilidades úteis para organização. O assistente ajuda uma empresa ou profissional independente, como médico, com o preenchimento de planilhas, marcando agendas e visitas, organização pessoal de arquivos, lembretes, e outras tarefas cotidianas. Futuramente, estas habilidades podem resultar na especialização em metodologias de organização e gerenciamento de projetos complexos. 

 

● Suporte ao cliente remoto: muitas empresas contratam representantes de atendimento ao cliente que trabalham de casa para lidar com consultas e problemas de clientes. Grandes varejistas e operadoras no mercado brasileiro, por exemplo, já converteram suas centrais de atendimento para o trabalho remoto - o trabalhador possui liberdade em seu ambiente, e executa em seu computador o software que conectará o atendimento ao cliente, além de fornecer os manuais e guias necessários para resolver os problemas ou encaminhar a ligação. O atendimento ao cliente pode se transformar em uma especialização em suporte de TI. 

 

● Transcrição de áudio e legendas: apesar de ferramentas cada vez mais avançadas de inteligência artificial, o trabalho de escutar um áudio para transcrevê-lo como texto ainda é majoritariamente manual, pois requer alta qualidade e precisão. Trabalhadores são contratados para transcrever gravações de aulas, audiências, filmes, vídeos do YouTube e até mesmo videogames. Esta habilidade pode gerar a especialização em produção de legendas, que possuem diversas regras complexas para serem criadas e, portanto, profissionais competentes. 

 

Essas oportunidades oferecem uma introdução ao trabalho remoto e permitem que você acumule experiência e construa um portfólio, que será útil ao procurar oportunidades mais avançadas.

 

Invista em seu equipamento - sem gastar muito dinheiro

 

Ter um equipamento adequado é essencial para a estabilidade do trabalho, segurança dos documentos do cliente, e sua capacidade de trabalhar confortavelmente sem dores de cabeça. No entanto, isso não significa que é necessário gastar quantidades absurdas de dinheiro em equipamentos topo de linha - é possível começar, com qualidade, de forma econômica.

 

● Compre computadores de escritório usados ou recondicionados: um laptop ou computador novo, destinado ao público, como os modelos encontrados em lojas de informática, supermercados e marcas oficiais costumam custar caro para os padrões de mercado brasileiro, e não oferecem potência ou recursos que justifiquem seu valor elevado. Uma alternativa interessante é a compra de equipamentos originalmente destinados a escritórios, no mercado usado ou recondicionado. Modelos de laptop como o Lenovo ThinkPad ou modelos de computadores de mesa como o Dell Optiplex de gerações anteriores podem ser encontrados por preços acessíveis, mas ainda oferecem grande flexibilidade de uso, disponibilidade de peças para reparo, possibilidade de melhorias futuras e, principalmente, alta performance e confiabilidade. 

 

● Avalie as necessidades de hardwareao comprar um novo equipamento ou avaliar as necessidades de um escritório para home office, é importante ter em mente o uso exato de cada dispositivo em seu cotidiano de trabalho. Alguém que trabalha com legendas, por exemplo, não precisa gastar dinheiro adicional em um computador com uma boa placa de vídeo - peça que pode superar a casa dos mil reais, no entanto, um teclado mecânico pode ser um bom investimento, pois melhora a experiência e velocidade de digitação. Por outro lado, um editor de vídeos precisará de uma placa de vídeo competente e processador potente. 

 

● Use software livre ou multi-utilidadeapesar de muitos iniciantes não imaginarem, o custo dos programas utilizados para o trabalho pode ser extremamente elevado - a licença de uso do Microsoft Office, por exemplo, pode superar a casa dos cinquenta reais mensais, enquanto a suíte de programas Adobe pode superar a casa dos cem reais. Em muitos casos, no entanto, é possível utilizar programas de código livre que são completamente gratuitos para realizar as mesmas funções, como o LibreOffice para documentos e planilhas, GIMP para edição de imagens, Kdenlive para edição de vídeos, e semelhantes. Além disso, sacrificar algumas assinaturas em prol de programas mais versáteis pode ser uma ideia inteligente. Uma VPN para PC, por exemplo, pode liberar acesso a conteúdo restrito em outros websites, resolver problemas de conexão, otimizar a qualidade de chamadas de vídeo e garantir ao cliente proteção aos arquivos confidenciais. 

 

Começar uma carreira dentro do mercado de trabalho remoto pode ser intimidador no começo - mas os benefícios podem ser muito valiosos para pessoas cujo estilo de vida se alinha a esta modalidade. É possível começar sem gastar muito tempo e dinheiro, bastando valorizar suas habilidades, explorar trabalhos que acolhem iniciantes, e tomar decisões inteligentes. 

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES