Tudo sobre escolher as luzes ideais para otimizar sua cozinha

Um dos ambientes mais importantes de qualquer casa é, sem dúvida, a cozinha. Ela costuma ser o local onde muitas pessoas se reúnem, sejam elas familiares ou amigos.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um dos ambientes mais importantes de qualquer casa é, sem dúvida, a cozinha. Ela costuma ser o local onde muitas pessoas se reúnem, sejam elas familiares ou amigos. É também o local onde criamos receitas inesquecíveis para deliciar nossos paladares.

No entanto, para tirar o máximo proveito desse espaço, é essencial não apenas que ele seja equipado com os eletrodomésticos certos, mas também que seja escolhida a iluminação ideal. É por isso que, neste artigo, mostraremos como melhorar a iluminação. Compartilharemos várias dicas que farão uma diferença enorme e imediata. Falaremos até mesmo sobre luminárias de teto e muito mais.

Como melhorar a iluminação na cozinha?

Antes de mais nada, vale a pena observar que uma boa iluminação cria uma sensação de conforto muito necessária. Na cozinha, além disso, ela é útil para se movimentar com mais facilidade, para preparar pratos incríveis de forma satisfatória e sem cometer erros.

Considerando isso, a seguir apresentamos algumas dicas de como melhorar a iluminação de sua cozinha. Enfatizaremos as mais importantes para que você possa realizar a transformação desse local o mais rápido possível e da maneira mais eficaz.

• Escolhendo a lâmpada certa: há muitos tipos diferentes de lâmpadas no mercado atualmente. É essencial escolher um tipo que seja adequado para nossa cozinha. Devemos prestar atenção à intensidade da luz, à cor, à temperatura, entre outras características. Recomendamos luminárias de teto intensas, brancas e com uma temperatura de luz de aproximadamente 4000 K a 6000 K. As lâmpadas de LED, em especial, são maravilhosas porque proporcionam uma iluminação muito precisa para os ambientes, sem contar que são duradouras e econômicas

• Priorize os pontos de iluminação: dependendo do tamanho da cozinha, vários pontos de iluminação podem ser necessários para que nenhuma área fique no escuro. As luminárias de teto devem ser posicionadas acima da ilha de trabalho e do fogão, principalmente.

• Adicionar pontos de luz nos armários superiores: é muito comum a criação de sombras nos armários superiores, pois o foco é colocado no centro da cozinha. Mesmo assim, devemos evitar isso implementando luzes integradas nesses armários. É garantido que elas não cansam os olhos. Elas proporcionam a iluminação necessária para o preparo dos alimentos. Como se isso não bastasse, os pontos de luz nos armários dão um toque de elegância e charme ao ambiente

• Evite luminárias pendentes na cozinha: as luminárias suspensas são muito famosas entre as luminárias de teto, mas não são adequadas para uma cozinha. No entanto, se você for realmente um fã de pendentes, há a opção de instalar uma luminária não muito exagerada sobre a ilha.

• Instale trilhos de luz: para dar à sua cozinha um estilo realmente exclusivo, você pode tentar instalar trilhos de luz ou barras de luz. São muito funcionais e esteticamente agradáveis

• Instalar iluminação embutida: como uma luz geral, é uma boa ideia instalar uma luz embutida no teto. Isso melhorará a visibilidade e fará com que sua cozinha pareça mais moderna.

Se você considerar cada uma dessas dicas ao fazer sua compra, acabará criando uma cozinha bem iluminada, bonita e prática. Será um prazer cozinhar, comer e conversar em um lugar assim. 

Dito isso, não queremos ignorar o fato de que, mesmo com essas dicas, escolher uma lâmpada é uma tarefa difícil. É por isso que gostaríamos de citar alguns modelos que não decepcionam, mas superam todas as nossas expectativas

Alguns modelos recomendados 

Um dos melhores modelos de luminárias de teto é o painel Led Pop de 18W embutido. É uma lâmpada que é colocada no teto e tem excelente potência. É feita de alumínio e policarbonato, materiais que a tornam durável, fazendo com que sua compra seja um investimento. Tem capacidade para uma única lâmpada LED. Naturalmente, é adequado para espaços internos, como uma cozinha. Ela iluminará e dará estilo ao ambiente.

Outra possibilidade é, se você quiser planejar uma cozinha sofisticada, o lustre de cristal autêntico K9. É uma lâmpada de teto com potência de 63 W feita de aço inoxidável e cristal. É um dos lustres mais bonitos do mercado, além de ter capacidade para um total de 9 lâmpadas LED. Por mais que seja destinado a escritórios, quartos e salas de estar, achamos que ele pode funcionar perfeitamente na cozinha certa.

Um último tipo de luminária que vamos desenvolver é a luminária de teto decorativa branca quadrada Pq. Ela esconde a lâmpada e cria uma luz difusa com uma potência de 100W. Ela é feita de plástico de engenharia, portanto, tem uma longa vida útil. Embora só possa ser equipada com uma lâmpada, ela ilumina mais do que o suficiente.

Que tipos de lâmpadas são mais adequados para quais áreas da casa?

É pertinente ressaltar, como uma dica adicional, que os refletores não são adequados para a cozinha. Isso não significa que eles não possam ser usados, pois são muito úteis em outras áreas da casa. 

Enquanto os refletores iluminam pontos específicos, os holofotes são luzes que iluminam uma área inteira com um ângulo de feixe amplo. A iluminação que eles proporcionam é, portanto, generalizada.  

Em vez da cozinha, sugerimos instalar holofotes no quintal dos fundos ou da frente, na garagem ou em qualquer espaço grande da casa. Dessa forma, esses espaços terão uma iluminação ideal sem ficarem sobrecarregados. 

Quando se trata de iluminar outras áreas mais fechadas, como o banheiro, é recomendável usar luzes de teto simples que não deixem fios expostos ou que não sejam suspensas. Isso evita o acúmulo de umidade ou curtos-circuitos, que são problemas muito comuns. Além disso, as lâmpadas devem ser feitas de alumínio ou aço inoxidável para evitar a ferrugem que pode ser causada pela umidade

Na área externa da casa, é aconselhável comprar faróis ou lâmpadas com maior potência, para poder cobrir uma área maior. Além disso, a localização dessas lâmpadas deve ser central no espaço, para que a luz seja melhor distribuída. 

Finalmente, outro local comum na casa que requer iluminação são os quartos. Essas lâmpadas devem cobrir um espaço mais fechado e reduzido, mas podem acrescentar, por sua vez, um fator de design que não é considerado em outros espaços. Dessa forma, elas servem a um propósito funcional e também estético

Conclusão

Para encerrar, reiteramos que, embora todos os espaços de uma casa sejam de importância vital, a cozinha se destaca. Ela é especial, pois passamos muito tempo nela, nos reunimos com nossos entes queridos, cozinhamos pratos incríveis, criamos lembranças inesquecíveis, entre muitas outras coisas.

Portanto, não hesite em comprar apenas as melhores luminárias para sua cozinha. Agora que compartilhamos algumas dicas com você, bem como alguns tipos de lâmpadas muito úteis, o que você está esperando para começar a planejar a cozinha dos seus sonhos? Você não vai se arrepender. Sucesso! E bom apetite.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES