Uruçuí Destaca-se com Gestão Fiscal Modelo no Brasil

O Índice Firjan de Gestão Fiscal coloca Uruçuí no topo do ranking, evidenciando seu compromisso e eficiência fiscal.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uruçuí tornou-se o padrão-ouro em gestão fiscal entre os municípios brasileiros, conforme revelado pelo recente Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF). O estudo, lançado na última terça-feira, (31), coloca Uruçuí na posição de destaque, sendo o primeiro tanto a nível nacional quanto regional no Nordeste, e também liderando os municípios do Piauí.

O IFGF é uma iniciativa da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (RJ) que anualmente avalia a saúde fiscal dos municípios brasileiros. Os critérios para essa avaliação incluem autonomia, gastos com pessoal, liquidez e investimentos.

Os dados mais recentes, referentes ao ano de 2022, contemplaram 5.240 municípios, representando 97,1% da população brasileira. Estas estatísticas provêm diretamente das administrações municipais, em conformidade com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). No entanto, 328 municípios foram excluídos do estudo devido a não conformidade com os prazos ou por apresentarem dados não consistentes.

Uruçuí brilhou no estudo, alcançando a pontuação perfeita de 1.000, refletindo sua excelência em todas as áreas avaliadas pelo índice. Em comparação com 2020, quando estava na 30ª posição, Uruçuí tem mostrado um progresso notável, solidificando sua reputação de gestão fiscal de alta qualidade.

O prefeito Dr. Wagner Coelho destacou a importância da responsabilidade no manejo dos recursos públicos e o planejamento estratégico meticuloso como os pilares deste sucesso. Os detalhes do índice mostraram que a grande maioria dos municípios enfrenta desafios significativos em várias áreas, enquanto Uruçuí se destaca como um exemplo brilhante de gestão.

Os desafios fiscais enfrentados por muitos municípios, conforme detalhado pelo IFGF, incluem dependência excessiva de transferências de receitas e vulnerabilidade no planejamento financeiro. Essas deficiências têm consequências diretas, incluindo um ambiente de negócios desfavorável e uma diminuição na qualidade dos serviços públicos essenciais. A Firjan espera que o índice sirva como um alerta para esses municípios



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES