Centenas de Valencianos procuram a Carreta da Saúde na luta contra a hanseníase

Centenas de Valencianos procuram a Carreta da Saúde na luta contra a hanseníase

Valencianos procuram a Carreta da hanseníase. | Raimundo Barbosa
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O MORHAN (Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela hanseníase) e a Secretaria municipal de Saúde estão realizando e oferecendo gratuitamente orientações e diagnóstico sobre a Hanseníase.

Centenas de valencianos já procuraram a careta para se consultarem e tirarem suas duvidas sobre a doença. A população recebe informações sobre a doença e seus sintomas, se consultam com um médico, realizam exames para identificar se estão com hanseníase e em caso positivo, recebem o medicamento para o tratamento, que é oferecido gratuitamente pelo o poder público.

A Hanseníase é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria (bacilo de Hansen) que compromete principalmente a pele e os nervos. A Hanseníase se transmite de pessoa para pessoa através das secreções das vias respiratórias (nariz e boca). A enfermidade tem uma lenta evolução sendo que, após o contágio, o indivíduo leva de 2 a 7 anos para iniciar os sintomas.

Na noite terça-feira (22), aconteceu uma roda de conversas com a coordenadora MORHAN Lucimar, sobre a Hanseníase e em seguida apresentações culturas com o grupo de dança da Unidade Escolar Joaquim Manoel interpretando o Hino de Valença com a coreografia de Rutt Ferreira. O grupo junino Tindô-lê-lê dirigida pelo professor Renato Batista também abrilhantou o espaço com muita animação e belas coreografias.

O Secretário Municipal de Saúde Walfredo Filho que está acompanhando de perto e dando toda assistência a campanha disse que está muito satisfeito com a realização desse trabalho no município, pois só vem beneficiar a população.

A carreta está atendendo na Praça em frente Prefeitura durante do todo o dia e a noite está acontecendo palestras educativas sobre doenças da saúde e apresentações culturais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES