Em audiência, coligação pede a cassação da chapa eleita em Valença

Em audiência, coligação pede a cassação da chapa eleita em Valença

Justiça Eleitoral | Portalv1
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A 18ª Zona Eleitoral em Valença realizou nesta quinta-feira (1), audiência de instrução eleitoral referente à Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) impetrada pela Coligação “Nossa união é com o povo” (Liduina Alencar), que apontaria irregularidades cometidas pelas coligações Compromisso com Valença 1 e 2 e Um Novo Tempo que deram sustentação a candidatura ao Executivo dos vereadores Ceiça Dias e Bené da Caixa.

A alegação é que as coligações Compromisso com Valença tiveram candidaturas femininas fictícias, ou seja, candidatas que colocaram seu nome apenas para alcançar os percentuais mínimos exigidos pela lei no que diz respeito à participação feminina, que é de 30% por coligação.

Para o advogado das coligações Dr. Germano Silva a ação não tem sustentação uma vez que não existe fundamentação. “Entendemos que diante do que consta nos autos não há qualquer elemento mínimo que posa dá cabimento a essa ação” disse.

Já os advogados Dr. Wallyson Soares e Dr. Francivando Rosa afirmam que após a divulgação dos resultados ficou clara a irregularidade, vista que teve candidatos com zero voto e outros com apenas um voto.

Das testemunhas arroladas na instrução, apenas o jornalista Ronaldo Sobreira foi ouvido na audiência. O objetivo era saber se esses candidatos tiveram direito a inserções na propaganda eleitoral na emissora local. Fato que não ficou comprovado.

Wallyson Soares disse ao Portalv1 que apesar da ação focar os vereadores, os dois candidatos majoritários (Ceiça Dias e Bené da Caixa) foram atingidos, uma vez que os mesmos foram beneficiados pelas coligações. “A chapa majoritária foi diretamente beneficiada com essa fraude eleitoral” afirmou. 

A audiência presidida pela juíza Drª Keyla Procópio contou ainda com a participação da promotora Debora Geane e da advogada Rolândia Barros e servidores do cartório eleitoral.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES