Encontro discute Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS) em Valença do Piauí

Encontro discute Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS) em Valença do Piauí

O principal foco é a habitação e seus interesses, mais considerando os demais planos setoriais já existentes no município. | Welton Ferreira
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A prefeitura de Valença do Piauí, juntamente com vários seguimentos da sociedade civil organizada, esteve reunida no sindicato dos trabalhadores rurais, ontem segunda feira dia (12/11), para debater o (PLHIS) plano local de habitação de interesse social.

O prefeito municipal Dr. Francisco de Assis Alcântara, abriu o encontro dizendo que tem dado um apoio especial a varias frentes de trabalho no seu governo e que sem duvidas a habitação é muito importante, pois dados do ultimo senso do (IBGE) instituto de geografia e estatística, mostram que um dos maiores problemas dos do Brasil é a habitação. Em Valença do Piauí temos buscado parcerias para promover a melhoria de vida dos cidadãos da cidade e das comunidades, trazendo junto ao governo do Estado e outros seguimentos projetos voltados para a construção de moradias, oportunidades de trabalho, infra-estrutura, mobilidade, lazer, escola e saúde. Aqui os participantes irão participar de oficinas, plenárias, reuniões de equipe e de audiência publica para discutir exatamente os problemas do setor habitacional como um todo. Os palestrantes Francisco Melo e Adão Firmino discutiram sobre os temas: o que é o PLHIS? O plano local de habitação de interesse social é um conjunto de objetivos, metas, diretrizes e instrumentos de ação e intervenção para o setor habitacional. Expressando assim o entendimento dos governos locais e dos agentes sociais sobre a habitação de interesse social. O principal foco é a habitação e seus interesses, mais considerando os demais planos setoriais já existentes no município. Participaram do evento a população, instituições e organizações sociais, a presidente da Câmara de vereadores de Valença do Piauí, a senhora Ielva Melão, os vereadores Walfredo Filho prefeito eleito nas ultimas eleições, Valdefran Vieira e Ceiça Dias, os secretários de governo obras Antonio Gomes da Rocha (Professor Toinho) e a secretaria de administração Fátima Lira, gerente da casa lotérica Dr. Nonato, presidentes de associações de bairros, representantes das comunidades do interior.

A participação envolve, alem da mobilização da sociedade, a sua capacitação em todos os momentos do processo. Os primeiros encontros da equipe de trabalho com a comunidade acontecerão através de oficinas, palestras e audiências publicas para ouvir e entender como esta mora e com gostaria de morar. A parceria entre o Ministério das Cidades, Caixa Econômica Federal e Prefeitura Municipal de Valença do Piauí, tem como etapas, a proposta de metodologia, diagnostico do setor habitacional, estratégias de ação e elaboração de minuta de Lei para finalizar o programa.

Com as informações:Raimundo Barbosa



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES