FPM Cai 49% e Preocupa Gestores Municipais

FPM Cai 49% e Preocupa Gestores Municipais

Municípios pequenos ,que não possuem receita própria, serão os mais afetados. | internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O primeiro repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) deste mês vai gerar grande impacto nas contas das prefeituras. O valor apresenta uma queda de 49,8% em relação ao mês de fevereiro e pode inviabilizar a administração de municípios menores.

O repasse será de R$ 1.949.164.685, com a retenção do Fundo Nacional da Educação Básica (Fundeb) e será creditado hoje (9), nas contas das prefeituras.Em relação a março de 2011, o valor apresentou um aumento de 7,5%, porém na atual situação econômica dos municípios pode deixar municípios no vermelho.

O presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM) e prefeito de Bocaina , Francisco de Macêdo Neto, afirma que municípios pequenos ,que não possuem receita própria, serão os mais afetados.

?Tivemos menos 49,8% e isso inviabiliza qualquer administração e tira de pauta toda uma sistemática prevista pelos prefeitos. Com isso, a nossa ida à Brasília para a mobilização ganha mais força ainda,pois os royalties do petróleo podem ajudar as finanças de todos os municípios?, declara Macêdo.

O ano de 2012 iniciou com maiores gastos para os gestores. O aumento de 14% do salário mínimo, o aumento do piso do magistério e desoneração do IPI são alguns dos fatores que acarretaram a receita de municípios piauienses.

Macêdo ressaltou novamente o aumento do piso do magistério. Apesar de reconhecer , a importância da profissão ele alerta que alguns municípios não tem como arcar os gastos.

Fonte:appm



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES