Governo do Estado elabora projeto para construir 35 mil cisternas no Piauí

Governo do Estado elabora projeto para construir 35 mil cisternas no Piauí

O objetivo é universalizar o abastecimento de água de qualidade em toda a região do semiárido no estado | Divulgação

A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, durante sua visita ao Piauí, lançou um desafio ao governador Wilson Martins: construir 35 mil cisternas no semiárido piauiense até o próximo ano. A proposta foi aceita e uma equipe de trabalho já trabalha na confecção de um projeto que deve ser encaminhado ao Ministério ainda esta semana.

Campello veio ao Estado na segunda-feira (30), e participou do lançamento do Programa Mais Viver, desenvolvido pelo Governo do Estado com o objetivo de reduzir o número de pobres no Piauí.

"A ministra Tereza Campello recomendou ao Governo do Estado priorizar o semiário piauiense. A construção das cisternas ajudará na universalização do abastecimento de água e com mais qualidade às famílias desta região do Piauí ", explica a diretora de Convivência com o Semiário da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Lúcia Araújo.

Segundo a diretora, o projeto para a construção dos reservatórios deve ser finalizado ainda nesta semana e encaminhado ao Ministério do Desenvolvimento Social na semana que vem.

Números

Ao todo, cerca de 100 municípios deverão ser beneficiados com a construção dessas 35 mil cisternas, que serão viabilizadas pelo Governo do Estado, pela Articulação do Semiárido (ASA), pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). "No cumprimento dessa meta, devem ser investidos cerca de R$ 100 milhões", informa Lúcia Araújo.

Desde 2003, o Governo do Estado tem investido na construção de cisternas para ampliar o abastecimento de água de qualidade para as diversas regiões piauienses. Entre 2003 e 2011, cerca de 35 mil cisternas foram construídas.

Fonte: ascom



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES