Historiador fala do Dia da Consciência Negra

Historiador fala do Dia da Consciência Negra

Existe aqui a história do nosso povo. | Raimundo Barbosa
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em entrevista ao jornal 106 (Valença FM), o Historiador e Secretario Municipal de Cultura Professor Antonio José Mambengas faz um relato sobre a importância do Dia da Consciência Negra em Valença do Piauí.

?A cidade de Valença do Piauí desponta no seu contexto histórico, um acervo singular, primeiro por acreditar que a História de um povo é contada dependendo da visão de cada um. Se por um lado existem os eleitos ou privilegiados por suas ações individuais ou coletivas. Por outro lado despontam valencianos que também são partícipes da História dentro de seu cotidiano. Aqui, não existe história com mais ou menos melanina. Existe aqui a história do nosso povo. Não diferente das demais Histórias. A História de Valença é também contada pelo viés de uma elite dominante que ora se imbrica com a História do povo trabalhador que moveu a força do desenvolvimento da nossa terra. Há vários anos é realizado em nossa cidade a Festa da Beleza Negra, pelo CEPAVA e CASA RENASCER, com uma programação toda voltada para manutenção da identidade afra na nossa cidade. Portanto, a cada instante é bastante crescente a participação de povo nas manifestações que ocorrem em prol do engrandecimento da história de nossa terra?. Disse o Historiador Antonio José.

O CEPAVA e CASA RENASCER estarão realizando nos dias 16, 17, 18, 19 e 20 a semana da Consciência Negra em Valença do Piauí.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES