Mais de 900 Municípios vão receber recursos para a estruturação da Vigilância Alimentar

Mais de 900 Municípios vão receber recursos para a estruturação da Vigilância Alimentar

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Lista dos 969 Municípios que receberão recursos financeiros para a estruturação da Vigilância Alimentar e Nutricional foi divulgada no Diário Oficial da União (DOU), por meio da Portaria 2.392/2012. Os recursos devem ser aplicados na aquisição de equipamentos antropométricos e adequados, em Unidades Básicas de Saúde com equipes de Atenção Básica com a adesão ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) homologada.

De acordo com a Portaria, o Fundo Nacional vai transferir aos Fundos Municipais de Saúde R$ 3 mil por Unidade. A parcela é única e anual.

O PMAQ é um Programa que propõe induzir a instituição de processos para a ampliação da capacidade das gestões federal, estaduais e municipais em ofertarem serviços que assegurem maior acesso e qualidade, de acordo com as necessidades da população. As Equipes de Atenção Básica também estão incluídas.

Financiamento

Para a Confederação Nacional de Municípios (CNM), o valor a ser repassado é pequeno em relação ao que é gasto pelos Municípios para manter as suas equipes nos postos de saúde e hospitais, além de garantir o estoque de materiais necessários para realizar os diversos procedimentos. Porém, a entidade defende que população precisa de atendimento e a Saúde precisa de mais recursos.

O presidente da Confederação, Paulo Ziulkoski, salienta: ?a Saúde é um direito de todos e dever do Estado, mas ainda necessita de melhorias para que possa atender com qualidade a população brasileira?.

Fonte: CNM



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES