Municípios devem encaminhar até 20 de novembro resultado das intimações relativas ao ITR

Municípios devem encaminhar até 20 de novembro resultado das intimações relativas ao ITR

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Resolução do Comitê Gestor do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (CGITR) número 2, de 01 de março de 2012, instituiu o Programa Omissos da Declaração do ITR relativa a imóveis rurais localizados em Municípios conveniados. O objetivo do programa é possibilitar o controle e o acompanhamento, pelos Municípios, dos contribuintes que não entregaram a Declaração.

O trabalho consiste em duas etapas. A primeira é baixar a listagem dos sujeitos omissos, disponível no portal do e-CAC, e intimá-los a apresentarem a Declaração. Em um segundo momento deve-se enviar à Receita Federal Brasileira (RFB) a lista de sujeitos passivos trabalhados, informando, para cada um, o resultado da operação realizada, ou seja, se atendeu a intimação ou não.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta que a ferramenta do Programa dos Omissos, hoje disponível para os entes conveniados, será retirada do portal dia 20 de novembro. Ou seja, os Municípios têm até esta data para enviar à RFB a listagem com o resultado das intimações. O não envio dos dados pode acarretar denúncia do convênio ora firmado.

O Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural

Desde 2008, os entes convenentes vêm recebendo 100% da arrecadação do imposto. Isso acontece devido à possibilidade de celebração do convênio para delegação das atribuições de fiscalização, inclusive a de lançamento de créditos tributários, e de cobrança do ITR.

Hoje, quase 30% dos Municípios no Brasil optaram pelo convênio celebrado com a Receita Federal do Brasil (RFB). Um total de mais de um mil e seiscentos (1.600) Municípios dos 5.563, conforme informações disponibilizadas no portal do ITR. O Estado de Mato Grosso do Sul tem aproximadamente 98% dos seus 78 Municípios conveniados.

A CNM compõe o Comitê Gestor que trata das questões relativas ao ITR e no interesse de defender a posição municipalista tem insistido para que a disponibilização das ferramentas de trabalho para fiscalização e cobrança aconteça o quanto antes. A última previsão é Janeiro de 2013. Os treinamentos para os servidores dos Municípios devem ser realizados entre novembro e dezembro deste ano.

Fonte: CNM



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES