Publicação exalta arqueologia e antropologia de Valença do Piauí

Publicação exalta arqueologia e antropologia de Valença do Piauí

O livro-álbum "IDENTIDADES E DIVERSIDADE CULTURAL. | Raimundo Barbosa
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O livro-álbum "IDENTIDADES E DIVERSIDADE CULTURAL: patrimônio arqueológico e antropológico do Piauí-Brasil e do Alto Ribatejo-Portugal", por ter a CHANCELA do ANO BRASIL ? PORTUGAL, a realização do primeiro lançamento se deu na Embaixada de Portugal/Camões ? Instituto de Cooperação e da Língua, em Brasília, no dia 14 de junho de 2013, às 19h.

Em Teresina o lançamento será no dia 27 de agosto, na Galeria do Clube dos Diários. O evento, que pretende firmar o intercâmbio intercultural entre os dois países, contará com a participação do Dr. Nelson Almeida (Instituto Terra e Memória ? Portugal) que ministrará a oficina de ?Organização e educação patrimonial em museus?, no dia 28, no Museu do Piauí. A programação prevê, ainda, uma exposição: ?Imagens e narrativas de vivências? (iconográfica), que versa sobre a referida temática do livro.

"IDENTIDADES E DIVERSIDADE CULTURAL: patrimônio arqueológico e antropológico do Piauí-Brasil e do Alto Ribatejo-Portugal" é um livro-álbum, bilíngue, de dupla face, concebido a partir da perspectiva arqueológica e antropológica, que explora variados contextos sobre as questões identitárias e a diversidade cultural do Piauí-Brasil e Alto Ribatejo-Portugal. Assinam a face ? Brasil as organizadoras Marleide Lins e Síria Borges, e a face ? Portugal, Síria Borges e Luiz Oosterbeek. O prefácio da ?face Brasil? é assinado por Niéde Guidon, Presidente da Fundação Museu do Homem Americano ? FUMDHAM, e o da ?face Portugal? por Fernando António Baptista Pereira, Presidente do Conselho Científico da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Os artigos científicos na face Piauí ? Brasil são de autoria de renomados pesquisadores: Identidades gráficas na arte rupestre do Parque Nacional Serra da Capivara (Anne-Marie Pessis, Daniela Cisneiros, Demétrio Mutzenberg); Análise arqueométrica dos pigmentos das pinturas rupestres no Piauí - Piripiri, Piauí, Brasil (Luís Carlos Duarte Cavalcante, Ruan Nery Gonçalves, José Domingos Fabris); Arte rupestre no município de Valença do Piauí - Brasil (Síria Borges, Zozilena Fróz); Arqueologia e Paleontologia na UFPI: um panorama dos estudos em desenvolvimento e novas perspectivas (Maria Conceição Soares Meneses Lage, Sonia Maria Campelo Magalhães, Ana Clélia Barradas Correia, Jacionira Coelho Silva).

O patrimônio antropológico e natural é contemplado por textos escritos por historiadores, sociólogos, antropólogos, turismólogos, comunicadores e agentes de cultura. Os referidos textos acompanham o ensaio iconográfico assinado por vários fotógrafos como Margareth Leite, Adleuza Pacheco e Juscelino Reis, entre outros.

Este projeto resulta da cooperação entre instituições culturais e de estudos avançados em torno de problemáticas comuns que procuram, na transversalidade de olhares, caminhos alternativos para se pensar as possíveis interações entre o mundo globalizado e as particularidades regionais e locais. A parceria entre a Fundação Cultural do Piauí ? FUNDAC (Brasil) e o Instituto Terra e Memória ? ITM (Portugal) reforça, neste sentido, a opção pelo debate em nível global, mas refletindo sobre as condições regionais, propositiva que é linha condutora dos estudos interdisciplinaridades que compõem o corpo da obra, sob a perspectiva do reconhecimento e valorização da identidade e diversidade cultural desses dois lados do Atlântico.

Por conseguinte, a divisão do livro em artigos de enfoque arqueológico, instituições culturais e educacionais e álbum fotográfico expõem o Piauí e Alto Ribatejo em diversos aspectos das questões identitárias e da cultura material e imaterial, desde cronologias remotas até o presente. O resultado é uma construção textual e imagética que estimula a criatividade e anuncia novos percursos de intercâmbio entre Brasil e Portugal.

Escrito, e olhado, a várias mãos e sensibilidades, a obra é um convite para que o Piauí e o Alto Ribatejo, Brasil e Portugal, descubram-se mutuamente, através de suas complementaridades e diversidades. É um exemplo prático de como a aproximação entre várias áreas do saber pode agir em benefício da construção do conhecimento pelo viés da alteridade.

É importante citar a valorosa contribuição científica dessas instituições: no Brasil, Fundação Museu do Homem Americano ? FUMDHAM, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN e a Universidade Federal do Piauí. Em Portugal, Instituto Terra e Memória, Museu de Arte Pré-histórica e do Sagrado do Vale do Tejo, de Mação, Centro de Interpretação de Arqueologia do Alto Ribatejo e Instituto Politécnico de Tomar. O projeto conta com o substancial apoio do Governo do Estado do Piauí; das Prefeituras de Valença, Castelo do Piauí, Buriti dos Montes; Caixa Econômica Federal e do SINDILOJAS ? Lojas Dragão, atarvés do SIEC ? Sistema Estadual de Incentivo à Cultura.

O livro já foi lançado na Embaixada de Portugal, em Brasília, em Luanda, na África, em São Paulo, por ocasião do Piauí Sampa, e em setembro será lançado em vários países da Europa (ver agenda abaixo):

14 de junho ? Embaixada de Portugal, Brasília, Brasil

18 de junho ? Instituto Nacional do Patrimônio Cultural, Luanda, Angola

04 de agosto ? Piauí Sampa ? São Paulo, Brasil

27 de agosto ? Galeria do Clube dos Diários/Theatro 4 de Setembro, Teresina, Piauí, Brasil

10 de setembro ? Congresso de Arqueologia, Romênia

12 de setembro ? Museu de Arqueologia, Mérida, Espanha

16 de setembro ? Instituto Politécnico de Tomar, Tomar, Portugal

18 de setembro ? Museu Arqueologia de Mação, Mação, Portugal

19 de setembro ? Museu Nacional de Arqueologia, Lisboa

22 de setembro ? XXV Simpósio de Arte Rupestre de Valcamônica, Capo di Ponte, Itália

24 de setembro ? Jornadas do MIAA, Abrantes, Portugal

21 de novembro ? Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, Paraná



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES