Queimadas Podem Deixar Cidades Sem Energia

Queimadas Podem Deixar Cidades Sem Energia

A proibição de queimadas e incêndios. | imagem da internet

As queimadas próximas ou sob a rede de distribuição podem provocar o corte no fornecimento de energia elétrica à cidades do interior do Piauí. O alerta é de técnicos da própria Eletrobras Distribuição Piauí (antiga Cepisa), preocupados com a grande incidência de focos de fogo nesta época do ano.

O fogo pode provocar curto circuito e até o rompimento dos cabos, provocando a falta de energia nas cidades. Além do fogo, a fuligem e o ar quente oriundos das queimadas também podem danificar a rede elétrica.

De acordo com o engenheiro Edilson Uchôa, o ar quente fica mais condutor e pode provocar o desligamento do sistema elétrico e, como os sistemas são interligados, pode ocorrer o desligamento em mais de um estado ou até em todo Nordeste.

Segundo a Eletrobras, a população deve ficar atenta e evitar a ocorrência de incêndios e queimadas, não só pelos prejuízos ao meio ambiente natural, mas também pelo perigo e inconveniência de ter vários serviços comprometidos, como saúde, comércio, indústria, telecomunicações, entre outros, devido ao risco de suspensão do fornecimento de energia.

No Piauí, há três anos, foi registrado um caso de desligamento do sistema elétrico provocado por fogo no município de União, quando ocorreu a queda de vários postes, e a população ficou dois dias sem energia elétrica.

A proibição de queimadas e incêndios próximos à rede elétrica foi legalizada em julho de 1998, pelo Decreto 2.661, que veda o emprego de ?fogo à distância de 15 metros dos limites das faixas de segurança das linhas de transmissão e distribuição de energia elétrica e a cem metros ao redor da área de domínio de subestação de energia elétrica."

Fonte: piaui.pi.gov.br



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES