Secretaria Municipal de Saúde realiza campanha de combate ao Diabetes

Secretaria Municipal de Saúde realiza campanha de combate ao Diabetes

Secretário Municipal de Saúde Walfredo Filho | Raimundo Barbosa
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No dia 17 de novembro a Secretaria Municipal de Saúde de Valença do Piauí realizará durante todo dia uma Campanha de Prevenção ao Diabetes com o objetivo de aumentar a conscientização sobre a doença.

Para o Secretário Municipal de Saúde Walfredo Filho a preocupação é alertar à população sobre a necessidade de prevenir, diagnosticar, orientar e oferecer os cuidados de saúde necessários aos pacientes.

Diabetes Doença Grave - Trata-se de uma disfunção crônica, que consiste no pâncreas parar total ou parcialmente de produzir a insulina, que é o hormônio responsável pelo transporte da glicose (açúcar) para as células do organismo, proporcionando energia necessária para as atividades diárias. Quando falta insulina, a glicose fica acumulada no sangue e, então, surge o diabetes. O aumento da concentração de açúcar no sangue, torna-o mais denso, causando muitas complicações, principalmente no sistema circulatório, nos rins, coração e olhos.

A doença pode ser desencadeada por fatores genéticos (herança familiar) e ambientais (obesidade, trauma emocional, gravidez etc.). O tipo 1 exige aplicações diárias de injeções de insulina, que não é mais produzida pelo organismo. Costuma ser diagnosticado na infância e adolescência, mas pode também ter início na idade adulta. Já o tipo 2 é o mais freqüente e aparece, principalmente, em adultos acima de 40 anos. Os especialistas acreditam que a mudança no estilo de vida evitaria até 80% dos casos, já que este tipo, além da idade e influência hereditária, está associado ao excesso de peso e à vida sedentária. É tratado com medicação oral e dieta.

Sinais e sintomas - O recomendável é fazer controle periódico através de exame de laboratório, medindo a glicose do sangue, principalmente a partir dos 40 anos de idade. Alguns sinais e sintomas comuns à doença são: sede excessiva, perda de peso (mesmo sentindo mais fome e comendo mais do que o habitual), vontade de urinar diversas vezes, visão embaçada, infecções repetidas na pele ou mucosas, má cicatrização, cansaço inexplicável e dores nas pernas.

Serão realizados Ginástica Elaborar, exames, orientações nutricionais e esclarecimento de dúvidas sobre a doença e sobre os serviços de saúde adequados ao tratamento.

Profissionais envolvidos na campanha Doutora Gina (Nutricionista), Doutora Joselane (Nutricionista), Merlongues (Educador Fisico), Agleidson (Educador Fisico) e Eliana (Educadora Física).

A campanha tem o apoio do PSF, NUPREVAV, NUPAVES, CPROSP, PACS, ESF e Prefeitura Municipal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES