Semiárido do Piauí vai permanecer sem chuvas

Semiárido do Piauí vai permanecer sem chuvas

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O prognóstico de chuvas para a região do Semiárido piauiense não é bom, reconhece a meteorologista Sônia Feitosa, da Gerência de Hidrometeorologia, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar). A tendência, segundo ela, é de que a área afetada pela seca permaneça sem chuvas pelos próximos meses.

O Piauí vive hoje uma das maiores secas de sua história, com 114 municípios em estado de emergência, número que deve ser ampliado nos próximos dias. A maioria dos municípios afetados fica no Semiárido, que é a região do Estado que registra um dos mais baixos índices pluviométricos do Brasil.

No entanto, nos últimos dias, municípios de regiões que ao longo dos anos registram bons índices pluviométricos estão entrando em situação de emergência devido à falta de chuvas e aos prejuízos na agricultura. ?As perdas na agricultura e a situação dos mananciais são requisitos fundamentais para se reconhecer uma situação de emergência?, explica Jerry Herbert, diretor da Defesa Civil, da Secretaria Estadual da Defesa Civil.

Para a meteorologista Sônia Feitosa, ainda podem ocorrer algumas chuvas ocasionais e isoladas, provocadas pela própria termodinâmica local, mas sem que se caracterizem como chuvas significativas. ?A tendência é de continuidade da estiagem, até porque não temos mais sistemas que possam provocar chuvas no Semiárido, uma vez que o período chuvoso está chegando ao fim?, adianta ela.

De acordo com levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Semiárido, a agricultura familiar, predominante na região, perdeu 71,58% do plantio do arroz, 87,13% % do feijão e 87,13% do milho.

Fonte:



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES