Valença Ganha a Primeira Vara do Trabalho do Piauí Exclusivamente Digital

Valença Ganha a Primeira Vara do Trabalho do Piauí Exclusivamente Digital

A Vara do Trabalho de Valença é a primeira do Piauí a funcionar exclusivamente com o Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho. | Raimundo Barbosa
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

"No ano em que Valença completa seus 250 anos, a Justiça do Trabalho chega à região para contribuir com o desenvolvimento econômico e social de toda a Confederação Valenciana, buscando o equilíbrio entre o capital e o trabalho, e buscando, sobretudo, a paz com justiça social". Com essas palavras, o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região - Piauí (TRT/PI), Desembargador Wellington Jim Boavista, fez a entrega oficial das instalações físicas da Vara do Trabalho de Valença.

Na mesma solenidade, realizada na noite desta terça-feira (31), foi empossado o Juiz Titular da Vara do Trabalho de Valença, Francilio Bibio Trindade dos Santos. A OAB/PI também inaugurou a Sala do Advogado em espaço cedido pelo Tribunal na Vara do Trabalho.

A Vara do Trabalho de Valença é a primeira do Piauí a funcionar exclusivamente com o Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT), implantado no estado na última segunda-feira (30), pelo presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro João Oreste Dalazen.

Para o Juiz Titular da Vara, Francilio Bibio Trindade dos Santos, será um grande desafio, mas também uma grande missão, ter a responsabilidade de atuar numa Vara que representa um novo modelo de atuação da Justiça do Trabalho no Piauí e no Brasil. "Temos a esperança de maior eficácia, resolutividade e produtividade junto aos jurisdicionados. Contem comigo e com todo o nosso grupo de servidores", frisou.

O Procurador-Chefe em exercício do MPT, Heraldo Sousa, destacou o pioneirismo da Justiça do Trabalho e ressaltou a preocupação do Tribunal em garantir o acesso à Justiça àqueles que são excluídos digitalmente, garantindo que o servidores do Tribunal atendam as pessoas que não tenham acesso à internet, e, portanto, ao Pje-JT.

Representando a Amatra 22 (Associação dos Magistrados Trabalhistas do Piauí), o desembargador Arnaldo Bóson afirmou que a presença da Justiça do Trabalho na cidade vai promover o desenvolvimento harmônico em toda a região da Confederação Valenciana.

O prefeito de Valença, Assis Alcântara, disse que o município sente-se orgulhoso em poder sediar a Vara do Trabalho pioneira no Piauí no processo judicial eletrônico nacional. "A presença da Justiça do Trabalho em nossa cidade atende o anseio antigo de nossa sociedade", pontuou.

O presidente da OAB/PI, Sigifroi Moreno Filho, elogiou o processo crescente de interiorização da Justiça do Trabalho no Piauí e chamou a atenção dos advogados para a capacitação para operar o novo sistema. "Estamos presenciando a união do futuro com o presente e precisamos estar preparados para isso", ressaltou, informando que a Escola Judicial do TRT/PI está firmando parceria com a OAB para capacitação dos advogados, inclusive quanto à certificação digital.

A Vara do Trabalho de Valença atenderá ao município sede e a outros 13 circunvizinhos: Aroazes, Barra do Alcântara, Francinópolis, Inhuma, Ipiranga do Piauí, Lagoa do Sítio, Novo Oriente do Piauí, Pimenteiras, Tanque do Piauí, Várzea Grande, Elesbão Veloso, Santa Cruz dos Milagres e São Félix do Piauí. A nova unidade receberá parte das demandas antes encaminhadas à Vara de Oeiras e à Teresina.

A previsão é que os litígios trabalhistas mais frequentes da nova Vara envolvam a atividade rurícula, em face dos canavieiros que vão trabalhar em outros estados como São Paulo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.

O PJe-JT já é utilizado plenamente em outras 15 Varas do Trabalho (Navegantes-SC, Caucaia-CE, Várzea Grande-MT, Arujá-SP, Maracanaú-CE, com duas unidades, Gama-DF, Santo Amaro da Purificação-BA, Luziânia-GO, Três Rios-RJ, Aracaju-SE, com quatro unidades, e Ponta Porã-MS) e nos respectivos Tribunais Regionais do Trabalho.

"Estou extremamente agradecido pela generosidade com a qual a Justiça do Trabalho foi recebida pela comunidade valenciana e estou certo que vamos contribuir para o desenvolvimento de toda a região", finalizou o presidente do TRT/PI, desembargador Wellington Jim Boavista.

Fonte:trt



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES