Valença recebe Orientações sobre a Municipalização do Trânsito no Município

Valença recebe Orientações sobre a Municipalização do Trânsito no Município

Dos 224 municípios do Piauí, atualmente apenas oito possuem o trânsito municipalizado. | appm
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI), o Ministério Público do Piauí e a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) realizaram na manhã desta terça-feira (25), um seminário voltado aos prefeitos, para debater a municipalização do trânsito no Piauí. De Valença do Piauí participaram a Secretário de Governo Raimundo Xavier representando o Prefeito Alcântara, Secretário de Trabalho e Emprego Neto e o Mototaxista Francisco Remildo, o evento contou com a presença de representantes do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), da secretária de saúde, Lílian Martins, do presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Kennedy Barros e do presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM) e prefeito de Bocaina, Francisco de Macedo Neto.

Segundo o Promotor de Justiça, Fernando Santos o objetivo do seminário é sensibilizar os prefeitos a respeito da realidade do trânsito. ?Até hoje, se tem a ideia de que o trânsito é responsabilidade somente do estado e do Detran. Mas o Código de Trânsito Brasileiro coloca o município, com um papel importante dentro dessa realidade, já que é nos municípios que as pessoas vivem e onde ocorre o trânsito?, defende o promotor que frisa ainda a importância dos gestores assumirem as questões relacionadas ao trânsito, como a engenharia de tráfego, sinalização, educação dos motoristas, fiscalização e aplicação de multas.

Dos 224 municípios do Piauí, atualmente apenas oito possuem o trânsito municipalizado, são eles: Teresina, Parnaíba, Piripiri, Campo Maior, Picos, Floriano, Uruçuí e Corrente. Estes municípios são integrados ao Sistema Nacional de Trânsito.

Devido ao baixo número de cidades com municipalização do trânsito, o promotor Fernando Santos ressalta que os prefeitos devem iniciar esse processo, com urgência. ?Esse processo é longo e tem início com um projeto de lei da Câmara Municipal, responsável pela criação de um sistema de trânsito no município. Depois é criado um órgão municipal responsável, que pode ser uma secretaria ou departamento, dependendo das condições, realidade e necessidade de cada município?, informa o promotor.

O presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM) e prefeito de Bocaina, Francisco de Macedo Neto acredita que a discussão sobre o trânsito no Piauí é a melhor alternativa para a diminuição dos acidentes no estado.

Fonte: appm



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES