VI Jornada em Prevenção ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes em Valença

VI Jornada em Prevenção ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes em Valença

Na foto: Organizadores da VI Jornada em Valença. | Raimundo Barbosa
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O dia 18 de maio é o dia nacional do combate ao abuso e á exploração sexual de crianças e adolescentes. Para marcar a data o CEPAVA, a Casa Renascer e Grupo Jovens em Ação promoverá a VI Jornada em Prevenção ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, entre os dias 17 e 21 de maio, com palestras, debates, oficinas, caminhadas, atos públicos, manifestações, teatro, musicas entre outras ações no município de Valença do Piauí .

O CEPAVA, a Casa Renascer e Grupo Jovens em Ação desde de 2004 em parcerias com outras entidades vem realizando e promovendo atos de mobilização social e conscientização da sociedade sobre o fenômeno da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes.

De acordo com Mauricélia Sousa Educadora Popular e organizadora da VI Jornada, todas as expressões constituem crimes e são, sem dúvida, cruéis violações dos direitos humanos. As crianças e adolescentes vítimas desse tipo de violência sofrem danos irreparáveis para o seu desenvolvimento físico, psíquico, social e moral. Tais danos podem trazer conseqüências muito penosas em suas vidas, podendo levar ao uso de drogas, gravidez indesejada na adolescência, a distúrbios de comportamento, a condutas anti-sociais, a infecções por doenças sexualmente transmissíveis e até ao suicídio. ?Grave como a violência sexual ?É O SILÊNCIO? que cerca essa situação, construído pela indiferença da sociedade e pela cultura da impunidade dos (as) agressores (as), o que se constitui em novas formas de violação dos direitos das crianças e adolescentes?. Lamentou Mauricelia.

A violência sexual praticada contra crianças e adolescentes podem se manifestar de diversas formas. As formas de maiores ocorrências constituem-se no abuso sexual dentro da própria família e na exploração sexual para fins comerciais, como a prostituição, a pornografia, o tráfico e o turismo sexual.

Para Esmeraldina Sousa Educadora Popular e organizadora da VI Jornada a intenção da VI Jornada é para mobilizar e convocar toda a sociedade Valenciana a participar desta luta de prevenção e enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.

?É preciso que formamos uma consciência cidadã e ética para denunciar e romper com esse ciclo de violência,responsabilizando os agressores e protegendo as crianças e os adolescentes? . Afirma a Educadora.

O dia 18 de maio foi instituído pela Lei Federal nº 9.970/2000 como o ?Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes?.

Confira a programação:

Dia 17 de maio às 20hs Abertura Oficial na Câmara dos Vereadores

Dia 18 de maio às 8hs Seminário sobre violência sexual e a rede de atendimento no auditório da Prefeitura Municipal e as 19hs peça teatral na unidade escolar Carmina Veloso

Dia 19 de maio às 9hs peça teatral na Unidade Escolar Maria Antonieta

Dia 20 de maio às 19hs feira e apresentações culturais na Praça Norberto Dino Barbosa envolvendo o tema ?Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra de Crianças e Adolescentes?

Dia 21 de maio às 19hs feira e apresentações culturais na Praça Norberto Dino Barbosa envolvendo o tema ?Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra de Crianças e Adolescentes?

Dia 22 de maio às 19hs encerramento na Praça Norberto Dino Barbosa com Missa pela Paz e as 20hs Apitada pelo fim do Silencio que envolve a violência sexual.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES