Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Prefeitura de Vera Mendes promove ‘Dia Rosa’ com foco na saúde e direitos da mulher

Prefeitura de Vera Mendes promove ‘Dia Rosa’ com foco na saúde e direitos da mulher
Ações realizadas no Outubro Rosa em Vera Mendes | Gildevan Borges
Compartilhe
Google Whatsapp

Com tema “Direitos jurídicos da mulher, saúde da mulher e sua autoestima”, a Prefeitura do município de Vera Mendes, através da Secretaria de Saúde, promoveu nesta sexta-feira, 24, um dia de atividades em alusão ao “Outubro Rosa”.
Uma cerimônia realizada no espaço de evento da Escola Maria Vitória, com a presença do prefeito Milton Oliveira, abriu a programação. “O ‘Outubro Rosa’ é uma ação com foco na saúde da mulher, que visa prevenir o câncer de mama e o câncer de colo uterino em todo o mundo, e o governo municipal, ciente da importância, promove pelo segundo ano consecutivo essa mobilização”, disse o gestor.
O evento teve a participação especial dos corais da Igreja Assembleia de Deus e da Igreja católica, além de uma apresentação cultural de jovens. No dia em que a cor rosa predominou, as mulheres desfilaram e mostraram desenvoltura e beleza. E as que utilizaram o maior número de peças e acessórios com a referida cor, foram presenteadas.
Consultoras de uma das mais famosas e renomadas marcas de cosméticos, O Boticário, cuidaram da beleza feminina com uma linha de produtos especiais. A beleza da mulher é fundamental na autoestima.
Um dos destaques do ‘Dia Rosa’ foram as palestras informativas. A médica. Dra. Sara Jane, explanou sobre a importância da prevenção dos tipos de câncer e orientou sobre a prevenção com a realização dos exames papanicolau, mamografia e o auto exame da mama. “O diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento e cura. Quanto antes houver a descoberta do tumor, maiores serão as chances de sucesso do tratamento”, informou.
“Celebrando a vida cor de rosa” foi o tema da segunda palestra, ministrada pela agente da Polícia Civil Amanda Bezerra, que trabalha na Delegacia Regional da Mulher, em Picos. “Nós mulheres temos que nos valorizar e nos amar. É a constituição nos garante esse direito”, disse, chamando atenção para a violência doméstica e familiar contra mulher. Amanda explanou sobre a Lei Maria da Penha e citou vários casos de violência contra a mulher, destacando a importância da mulher denunciar, caso sofra alguma agressão física.
Após as palestras aconteceu a ‘Caminhada Rosa’, uma mobilização que percorreu algumas das principais ruas do Centro da cidade, cujo objetivo foi chamar a atenção da população sobre a importância do tema. No Brasil, 12 mil mulheres morrem por ano em decorrência do câncer de mama e 509 novos casos são diagnosticados no Piauí.

A segunda parte das atividades do ‘Dia Rosa’ aconteceu na Unidade Básica de Saúde, com a realização de exames preventivos “papanicolau” nas mulheres, pelo enfermeiro José Ronildo, da atenção básica à saúde do município, e por acadêmicos do curso de enfermagem da Universidade Federal do Piauí. A programação encerrou à tarde, com a realização de uma partida de futebol entre as equipes femininas do município de Vera Mendes. A primeira dama e secretária de Saúde, Gardênia Oliveira, fez uma avaliação positiva do evento. Dentre outros pontos, a gestora destacou a participação. “Esse é o segundo ano consecutivo em que realizamos o ‘Dia Rosa’. E esse ano registramos uma participação ainda maior. Isso mostra que a população tem se conscientizado e aderido a essa mobilização, à nossa proposta de cuidar da saúde da mulher”, disse. A secretária destacou que, além das informações sobre os cuidados com a saúde, o evento deste ano focou também nos direitos da mulher.

O evento contou com a participação do prefeito municipal, Milton da Silva Oliveira; da secretária de Saúde, Gardênia da Silva Oliveira; da secretária de Educação, Elisângela Silva; do controlador do município, Jardes Sousa Sampaio; dos vereadores Francisco Rodrigues e Andreia Sampaio; da médica Milagros Blanco; da agente da Polícia Civil, Amanda Bezerra; dos acadêmicos de enfermagem da UFPI, Danielle de Sousa Ribeiro, Felipe Araújo Alves de Lima e Girlany Rafaela Ribeiro Gonzaga, dentre outros.

Veja mais fotos:

 

 















































































Imagens: Gildevan Borges

Com informações do Cidadesnanet

 


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto

×