Campanha de vacinação contra a gripe se intensifica em Vila Nova

Campanha de vacinação contra a gripe se intensifica em Vila Nova

Contra a gripe | Reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria Municipal de Saúde de Vila Nova juntamente com Ministério da Saúde lançou a Campanha de Vacinação Contra Influenza no período de 26 de abril a 20 de maio, sendo 02 de maio (segunda-feira) o dia de vacinação das crianças, apartir das 8:00 horas da manha na UBAS sede.  E no dia 30 de abril a sala de vacinação estará aberta. A vacina é constituída de vírus inativados e por isso não causa gripe, mas é suficiente para produzir defesas contra a doença.

A enfermeira responsável pela imunização do Município de Vila Nova, Shirleny explica sobre a gripe influenza. “A gripe (influenza) é uma doença respiratória aguda causada por agentes virais chamados Vírus Influenza, a qual se caracteriza por febre alta, dor de cabeça, mal-estar, mialgia (dor muscular), calafrios e sintomas respiratórios, principalmente tosse seca, dor de garganta e coriza. A resolução dos quadros não complicados pode ocorrer em sete dias, mas a tosse pode persistir por até duas semanas”.

“A vacina tem que ser tomada todos os anos. O vírus Influenza, que provoca a gripe, se modifica com frequência e a vacina também muda para proteger contra as novas espécies de vírus. Por isso é importante se vacinar contra a gripe todos os anos”, acrescenta a enfermeira.

A secretaria municipal de saúde Rosimar Batista explica como será a vacinação na segunda feira, dia 02 de maio. “Na Segunda dia 2 de maio de 2016 a partir das 8 horas da manhã, estaremos na UBAS fazendo a vacina da campanha da influenza nas crianças de 6 meses a 5 anos incompletos (4 anos, 11 meses e 29 dias) das áreas dos Agentes de Saúde: Antônio Claro, Clenilda, Genivaldo, Ivanilda e Josimar. Os outros públicos da campanha e as crianças das outras áreas serão avisados posteriormente pelo agente comunitário de saúde para receber a vacina”. Conclui a secretaria.

Grupos que poderão ser vacinados:

- Idoso com 60 anos ou mais;

- Crianças de 6 meses até menores de 5 anos;

- Gestantes;

- Puérperas até 45 dias após o parto (É NECESSÁRIO COMPROVAR DATA PARTO);

- Trabalhador de saúde

- Pessoas portadoras de doenças crônicas;

Para portadores de doenças crônicas será obrigatória a apresentação de prescrição médica indicando a vacina.

Por:  Radialista Iago Sousa-Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Vila Nova do Piauí 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES