Projeto sobre drogas recebe a presença de Juiz de Direito

Projeto sobre drogas recebe a presença de Juiz de Direito

vila nova | Radialista Robert
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Informação, conscientização e prevenção. Com esse clima, na ultima terça-feira, 19/04, um grande público lotou o Ponto de Cultura Cidade Poesia em Vila Nova, onde o Conselho Tutelar em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social através da Prefeitura Municipal e Ministério Público realizaram a culminância do projeto: Drogas, o consumo de álcool na adolescência.

Diversas autoridades participaram da mesa de honra do evento, entre elas os vereadores Severo Sousa e Bibia de Benicio, os secretários municipais, Rosimar Batista e Dorgivaldo Paulo, além do Jônatas Araújo representando a Secretaria de Cultura, Marli Veloso. Participaram ainda alunos e professores da rede estadual e municipal de ensino. Bem como a presidente do CMDCA, Janaína Cardoso, as técnicas do CRAS, psicóloga Thuanny Mikaella e a assistente social, Maria Cleide.

O projeto visa integrar, fortalecer e unir todos os responsáveis pela proteção e garantia dos direitos dos adolescentes e jovens. E para isso, o Conselho Tutelar mobilizou todos os donos de estabelecimentos comerciais que vendem bebida alcoólica, membros de igreja, escolas e comunidades. Foi visível a participação dos mesmos. A Igreja católica foi representada pelo Francineuzo França e a igreja Evangélica Assembleia de Deus, representada pelo pastor Gesse Nunes. Diretoras das Escolas Municipais e Estadual participaram. Também fez parte da mesa de honra a jovem Heloísa Ramos, que no próximo dia 10 de abril irá representar junto com demais jovens, o estado do Piauí na 10ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Na abertura do evento a Secretaria de Assistência Social, Cícera Geovania, fez um balanço do trabalho feito em Vila Nova pelos órgãos de proteção dos direitos das crianças e adolescentes e disse está colhendo bons frutos. “Parabenizo a atual gestão do Conselho Tutelar pelo trabalho que vem sendo realizado, um projeto como esse é de fundamental importância para quebrar com a velha cultura que temos desde cedo dos menores ingerir principalmente bebida alcoólica por diversão ou comemoração. Graças à politicas públicas exitosas e os investimentos que Vila Nova vem desenvolvendo nos últimos anos para as crianças e adolescentes, contribuíram significativamente para a redução do uso de drogas e álcool no município. Temos tido bons frutos, como a Heloisa que irá nos representar em Brasília e tantos outros adolescentes e jovens que se destacam. É preciso avançar sim, mas é isto que estamos fazendo.” Pontuou a secretaria.

Ainda na abertura o grupo de coreografia EL SHAMAH, da igreja evangélica Assembleia de Deus apresentaram uma música relacionada ao tema do projeto.

 

Palestra e depoimentos:

O momento mais esperado da noite, organizado pelos conselheiros tutelares, foi à palestra do MM. Juiz de Direito. Dr Geneci Benevides Ribeiro, que é Juiz da 3ª vara da família, da juventude e da infância de Picos. Dr Geneci possui 27 anos como juiz de direito, dos quais já atuou dez anos, de 1994 a 2004, na Comarca de Padre Marcos, Comarca esta a qual Vila Nova pertence. Ele falou da importância da família, deu exemplos de vida e de profissão. Uma palestra elogiada e prestigiada por um grande público que ficou até o fim do evento.

Além da Palestra o Grupo Esperança Viva de Picos, formado por ex-dependentes químicos deram depoimentos de superação e combate ao uso de drogas. O grupo representado pelo coordenador Romulo Braga e os membros, Edgar Feitosa e José Sergio apresentaram também um vídeo mostrando como funciona o grupo e a fazenda da esperança.

 

Em sua fala a coordenadora do Conselho Tutelar de Vila Nova, Maria Eliezia, representando os demais conselheiros que são eles, Elizangela da Silva, Maria Imaculada, Ironeide e Zé do Louro.  Explanou o que o órgão fez ao longo dos últimos dois meses para prevenir, informar e conscientizar sobre as drogas. “O projeto iniciou em fevereiro, de lá para cá diversas ações foram realizadas pela a equipe de conselheiros para que chegássemos até aqui, visitas as escolas, cadastros e visitas a todos os estabelecimentos comerciais que vendem bebida alcoólica no município, orientação e acompanhamento e diagnósticos foram feitos.” Explica à coordenadora.

Eliezia fala ainda da preocupação do diagnostico feito com adolescentes e jovens através de um questionário. “Realizamos também um diagnostico com uma porcentagem de adolescentes e jovens, onde constatamos um numero considerado de adolescentes e jovens que de alguma maneira disseram já ter ingerido bebida alcoólica. Isso é preocupante”. Finaliza a conselheira.

O Conselho Tutelar disponibilizou ainda um formulário que pode ser acessado no portalvilanovanoticas. Onde o cidadão no anonimato podem denunciar casos de ingestão de bebidas alcoólicas envolvendo menores, bem como a violação de outros direitos conforme o ECA. Também tem o telefone 089 3437-0013 e ainda uma pagina no facebook.

 

Demais fotos:

 

Fotos: Klebinho



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES