Secretarias de Educação e Cultura realizaram ciclo de palestras

Secretarias de Educação e Cultura realizaram ciclo de palestras

Cultura Negra e Identidade: Um Olhar Sobre o Legado Africano no Piauí. | Jota Ferreira
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foi realizado na ultima  semana, no Ponto Cultura Cidade Poesia em Vila Nova um ciclo de palestras sobre o tema  História,Cultura Negra e Identidade:  Um Olhar Sobre o Legado Africano no Piauí.  

O evento foi realizado pela prefeitura de Vila Nova, através das secretarias municipais de Educação e Cultura. Ao todo participaram mais de 100 pessoas, entre professores, alunos, funcionários  e organização superando as expectativas de público.

 

Na abertura do evento, (15/03),  aconteceu uma mesa – redonda com a participação de militantes do Movimento Negro: Rafael Santos (Palmares), Ted Rap (CUCA), Mano Chagas (Adimó), Natiê Silva (Ename), Marli Veloso (Secretária de Cultura) e  Benevaldo Santos (Especialista em História e Cultura Afro -brasileira) onde foram debatidos temas concernentes à temática do evento. Um momento de reflexão que contou com intervenções dos professores presentes.

No segundo dia,  (16/03) houve dois momentos, um pela manhã com a Professora Mestra Dailme Tavares que discorreu sobre  História, Cultura Negra e Identidade:  Um Olhar Sobre o Legado Africano no Piauí e à tarde Benevaldo Santos enfocou aspectos relacionados à implementação da  Lei Federal nº 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira nas escolas de Ensino Fundamental e Médio. Essa lei altera a LDB (Lei de Diretrizes e Bases) e tem o objetivo de promover uma educação que reconhece e valoriza a diversidade, comprometida com as origens do povo brasileiro. e  a lei federal 11.645/2008 que estabelece a obrigatoriedade do estudo da história e cultura afrobrasileira e indígena nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio públicos e privados em todo o país.

 

 

A professora Marli Veloso, que coordenou o evento, fala da importância de trazer a áfrica para o debate sobre identidade do povo brasileiro e do povo piauiense. “Planejamos o Ciclo de Palestras com o objetivo de aperfeiçoar, atualizar e ampliar os conhecimentos sobre a História da África e do Negro no Brasil, esse evento nasceu de uma discussão dentro da Comissão Intersetorial. Além de conhecer o continente africano e a raiz do povo brasileiro, o ciclo de palestras auxiliará os educadores no cumprimento das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que incluem no currículo oficial da rede de ensino fundamental e médio a obrigatoriedade da temática “História e cultura africana, afro-brasileira e indígena”.

“Para nós, é de extrema importância trazer a África para o debate sobre o entendimento da identidade do povo brasileiro e do povo piauiense. Pois, para discutir a cultura afro-brasileira, é necessário discutir a cultura africana e, a partir disso, superar o conhecimento que temos sobre África e romper com a visão eurocêntrica de mundo.”, completa a professora  Marli Veloso, coordenadora do evento.

 

A professora Gorete Leal, secretaria de Educação e uma das organizadoras parabenizou os professores pela participação. ” Avalio de forma positiva o ciclo de palestras, tivemos a participação efetiva de quase todos os professores, isso mostra o compromisso que a classe tem com a educação de Vila Nova. Ressalta Gorete Leal, secretaria de educação.

Veja fotos do Ciclo de Palestras:

Edição: Fotos: Radialista Jota Ferreira DRT:1236-PI

Autor: Radialista Iago Sousa DRT: 1236 PI



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES