Selo Unicef: NUCA é organizado em Vila Nova do PI com espetacular evento cultural!

Selo Unicef: NUCA é organizado em Vila Nova do PI com espetacular evento cultural!

Vila Nova | Antonio Manoel
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

            


 

O lançamento do Núcleo de Participação e Desenvolvimento dos Adolescentes(NUCA) de Vila Nova do Piauí aconteceu na noite de sexta-feira(17/10), na Escola Municipal Sabino Gomes de Lima na “Cidade Poesia”. O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal administração “Trabalho e Cidadania” por meio da Comissão Intersetorial pelos Direitos da Criança e do Adolescente, com apoio das secretarias municipais de Cultura, da Educação, do CRAS e do Conselho Tutelar.

 

 

Com participação exemplar de crianças e adolescentes, jovens e pessoas adultas da comunidade, superando as expectativas de público, 145 participantes conforme as inscrições e assinaturas coletadas na recepção.

Impressionante a vontade dos adolescentes de criar e organizar o NUCA - é um espaço de discussão sobre assuntos relacionados às crianças e adolescentes, com o objetivo de apoiá-los no desenvolvimento de suas habilidades e competências e de contribuir para fortalecer sua capacidade de participação nas políticas públicas.

Um dos destaques do evento foi 59 adolescentes que participaram do PAINEL: “Para você o que é ser adolescente no semiárido?” Nas 59 respostas, cada um manifestou o seu pensamento, ideia, demonstrando que têm capacidade, habilidade e competência, para colaborar, participar e usufruir das políticas públicas.

No evento teve um momento teórico, oportunidade em que os adolescentes: Amanda e José Alencar fizeram a exposição sobre o que é NUCA e os seus objetivos.

 

A reportagem constatou ainda que os adolescentes: Leandro Sousa e Joana Maria fizeram entrevista com Marli Veloso, articuladora municipal do Selo Unicef, sob a gravação de Roniel Sousa(cinegrafista).  José Alencar e Amanda concederam entrevistas ao Programa “Trabalho e Cidadania” da prefeitura municipal, na RadCom Vila Nova-FM(aos sábados  do meio dia às 14h00).

Continuando o espetacular evento, foram realizadas OFICINAS de capoeira, karatê, dança e de produção jornal escolar, com participação ativa de grupos de adolescentes.

Oficina de Capoeira, sob a condução magnífica do Grupo Palmares, com participação de 23 adolescentes.

Oficina de Karatê, comandada pelo professor Adriano e os karatecas vilanovenses, com participação de 18 adolescentes.

Oficina de Dança, sob a coordenação da professora Zélia Nogueira, com participação de 20 adolescentes.

Oficina de produção do Jornal Escolar, com participação de 21 adolescentes, coordenada pela professora Ana Maria e coadjuvante a professora Eliene Luz, coordenadora municipal do Programa Mais Educação.

Ao término do evento, teve a entrega “simbólica” de CERTIFICADO aos participantes.

 

Em seguida, apresentação cultural do Grupo Palmares na Praça Pública, atraindo os olhares da população, prestigiando assim, a bonita e emocionante apresentação do bem organizado grupo cultural PALMARES. Que merecem os PARABÉNS da comunidade vilanovense.

Ainda para completar a magnitude do evento, com mais um show contagiante, a Banda Musical “Os Karas”.

Proporcionando a alegria e o bem estar da GALERA, além das crianças e adolescentes, jovens e até os adultos curtiram as MÚSICAS ecléticas, dos vocalistas: Beto Sousa, Jailson Leal e Jennyfer Emanuelly, e ainda os imprescindíveis: Júnior Batera e Wesley. Sucesso Total!

Matéria: ASCOM/Municipal

Fonte: Reportagem da equipe Portal Vila Nova Notícias

Fotos: Antonio Manoel

Edição fotográfica: Jota Ferreira



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES