16 praticantes de caiaque são resgatados após desaparecerem no Rio Longá

Equipes da Polícia Militar, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros foram acionados para auxiliarem no resgate das 16 pessoas

Grupo em caiaques passa a madrugada no Rio Longá após contratempo | Reprodução/Instagram/Paulo Melo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um grupo de 16 pessoas que estava em caiaques no Rio Longá em Esperantina, na noite de sábado (20), acabaram se perdendo na região da Cachoeira do Urubu. Dos 18, apenas dois conseguiram chegar em um bar, às margens do rio, e pediram ajuda à Polícia Militar. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros foram acionados para atender a ocorrência. As informações foram repassadas pelo radialista Paulo Melo de Esperantina, em seu perfil no Instagram.

Machadinho, responsável pela Defesa Civil em Esperantina, disse que entrou com a prefeita da cidade, Ivanária Sampaio, e que ela orientou que o sargento da Polícia Militar fosse acionado.

"Nós entramos em contato com a nossa prefeita e ela nos orientou que procurássemos o sargento da Polícia Militar, entramos em contato com ele, e ele se dirigiu até os dois homens que pediram ajuda", disse o chefe da Defesa Civil em Esperantina.

Um dos integrantes do grupo, identificado como Marcos, que foi um dos que chegou à margem do Rio Longá, juntamente com outro colega, de nome Stênio, para pedir ajuda, disse que os remadores são experientes, mas que devido o surgimento de correntezas e vegetação no rio, isso atrapalhou a navegação, fazendo com que alguns caiaques virassem.

"É um grupo de 18 pessoas, remadores, já com bastante experiência, já temos essa prática e hoje entramos em Esperantina para remar 20 km, mas hoje o vento bateu muito contra, atrasou muito, era para durar no máximo 5 horas e com mais de 7 horas de remada, já chegando aqui no local, surgiu muitas corredeiras, muita vegetação, que atrapalha a navegação e alguns dos nossos colegas viraram o caiaque e se perderam, e estão com problemas para voltar a navegar. Eu consegui sair na frente porque percebi que tinha que avisar alguém, e consegui chegar aqui, acionamos a pessoa da Defesa Civil, bombeiros, inclusive agradecer o pessoal da prefeitura que mostraram todo o apoio e estamos aqui tentando voltar para o rio para fazer o resgate dos 16 colegas, mas acredito que estão todos bem", disse Marcos.

Na madrugada deste domingo (21), a informação atualizada repassada pelo radialista Paulo Melo, é de que 11 pessoas do grupo foram localizadas, todos bem. Às 4 horas da manhã, o tenente Gonzaga informou que localizou 11 pessoas. Eles estão numa região de difícil acesso, mas policiais da Força Tática já estão a caminho do local para fazer o resgate.

Por volta das 6 horas da manhã deste domingo, já no lado da cidade de Batalha, os policiais localizaram todos os integrantes do grupo que estavam no rio. 

Marcos, um dos integrantes do grupo, disse que os colegas estavam bem, sem apresentar nenhum problema de saúde e agradeceu à ajuda de todos em Esperantina para que os amigos fossem localizados.

"Deu tudo certo, pessoal tinha conseguido abrigo, ficaram aqui na beira do rio, acamparam, mas agradecer o pessoal da Polícia Militar daqui de Esperantina, pessoal do Corpo de Bombeiros que veio de Piripiri, agradecer todo mundo, todos estão bem, saudáveis, o susto foi grande, mas vamos deixar a promessa de no próximo ano, quando a água tiver melhor, voltar e fazer uma comemoração, chamando todo mundo que ajudou", finalizou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES