“Acolher Jesus no dia a dia ou na pessoa do irmão”, destaca Dom Juarez no Natal

O arcebispo também orienta os cristãos a aproveitarem o momento para se reunir com os familiares

“Acolher Jesus no dia a dia ou na pessoa do irmão”, destaca Dom Juarez no Natal | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No Natal, dia 25 de dezembro, os cristãos celebram o nascimento de Jesus Cristo, o Deus Eterno que escolheu fazer-se menino para trazer salvação. O acontecimento que mudou a história da humanidade é um convite para celebrar a vinda do Salvador na vida de cada um de nós. 

O arcebispo metropolitano de Teresina, Dom Juarez Marques, afirma que o Natal é momento para se deixar iluminar, já que Cristo é a luz que brilha nas trevas da vida. “Nós temos que nos deixar iluminar por esta luz, pois ela surge para nós de forma gratuita, como uma graça e dom de Deus. Para isso, precisamos ter a atitude de escutar a Palavra de Cristo, para que assim nos preparemos de fato para o Natal do Senhor”, explica.

O arcebispo também orienta os cristãos a aproveitarem o momento para se reunir com os familiares. “Se o próprio Filho de Deus encarnou no seio de uma família, ou seja, o próprio Deus se fez família, isso significa que a família representa um dom que deve ser acolhida e cuidada por nós, principalmente neste tempo em que se tem relativizado os valores familiares”, destacou.

“Acolher Jesus no dia a dia ou na pessoa do irmão”, destaca Dom Juarez no Natal - Foto: Ascom

Dom Juarez recorda também os 800 anos da criação do presépio por São Francisco de Assis, que representou de uma forma simples a vinda do Filho de Deus e criou a tradição que hoje é marca registrada em muitos lares, instituições e até espaços comerciais. Para a Igreja Católica, o presépio é um símbolo de fé, devoção e esperança, que convida os fiéis a contemplarem o amor de Deus pela humanidade. Para isso, o santo utilizou-se de duas imagens principais que traz consigo grandes reflexões, conforme explica o arcebispo. 

“A primeira delas é a imagem de Jesus na manjedoura coberta de palha. Esta figura representa a simplicidade, onde Deus se declina na ‘palha’ de nossa humanidade, que é tão pecadora e frágil, a fim de salvá-la. Já a segunda imagem, são os animais contemplando o Menino Deus, que traz a reflexão de que todos devemos contemplá-lo e adorá-lo, assim como fizeram os três reis magos e a natureza. Acolhermos Jesus em nosso coração como a palha que o acolhe é nos deixarmos iluminar por Ele, que é a nossa luz. E assim como ele também devemos ser luz apesar das adversidades de nossa vida”.

Dom Juarez finaliza deixando uma breve mensagem, desejando um Feliz Natal a todos os fiéis, fazendo um apelo para que não se esqueçam do verdadeiro significado deste período que é tão importante para a Igreja. 

“No tema da Campanha da Evangelização deste ano ‘Em Belém casa do pão, Deus nos fez irmãos’, meu desejo é que possamos abrir os nossos corações para acolher aquele Jesus que vem no dia a dia na pessoa do irmão que sofre, aquele que espera por nós para que possamos ir ao seu encontro levando o abraço de Deus que é de luz, paz e salvação. Desejo a todos um Santo e Feliz Natal, e que o Menino Jesus seja luz para nossas vidas e para o nosso caminhar”, pontuou.  

CELEBRAÇÕES

Para bem viver esse tempo de paz, esperança e renovação, as paróquias da Arquidiocese de Teresina prepararam uma programação especial para os dias 24 e 25 de dezembro. Os horários das celebrações podem ser conferidos nos canais de comunicação de cada comunidade. 

Dom Juarez Marques presidirá missa solene da noite do Natal do Senhor no dia 24 de dezembro, às 20h, na Catedral de Nossa Senhora das Dores, localizada na Praça Saraiva (Centro de Teresina). Já no dia 25, o arcebispo celebra na cidade de Valença, às 19h, na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Ó e Conceição. Todos são convidados a celebrar o Natal, exaltando o nascimento do Salvador.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES