Adapi confirma segundo caso de peste suína clássica na cidade de Boqueirão-PI

O caso foi registrado na zona rural de Boqueirão, em criatório de subsistência, após o criador entrar em contato e notificar a Adapi sobre a suspeita

Adapi confirma segundo caso de peste suína clássica na cidade de Boqueirão-PI | Imagem de DejaVu Designs no Freepik
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), através da Agência de Defesa Agropecuária (Adapi), confirmou mais um foco de Peste Suína Clássica (PSC) no estado do Piauí. O caso foi registrado na zona rural de Boqueirão, em criatório de subsistência, após o criador entrar em contato e notificar a Adapi sobre a suspeita. As instituições atuam no monitoramento do caso e intensificam as ações do Plano de Contingência para conter a disseminação da doença.

“O produtor nos contactou e solicitou uma visita à propriedade dos fiscais médicos veterinários. Chegando lá, os profissionais constataram a suspeita fundamentada e realizaram a coleta de material, que foi enviado para o laboratório credenciado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). No final da tarde da última quinta-feira (14), recebemos o resultado dos exames, que confirmaram a suspeita e já acionamos os produtores e as autoridades locais para organizarmos o saneamento do foco”, disse a coordenadora do Programa Estadual de Sanidade dos Suídeos (PESS), Karoliny Mendonça.

A coordenadora do PESS ainda explica que desde quando a suspeita surgiu o local foi isolado e, após a confirmação, quatro animais seriam sacrificados, entretanto, ocorreu a morte de um e restaram três, que passarão pelas medidas instituídas pelo protocolo sanitário. A fiscalização se estendeu a propriedades circunvizinhas, onde dois apresentaram animais com sintomatologia e também serão saneadas, pois encontram-se na mesma unidade epidemiológica e, dessa forma, não há a necessidade de realização de exames. 

“Animais também apresentaram sintomas em duas propriedades próximas e Já temos a autorização do Mapa para realizar o saneamento nas três propriedades afetadas, totalizando 23 suínos. Todo o saneamento do foco está sendo realizado com o trabalho da equipe veterinária. Então, o risco é minimizado com todas as ações de vigilância sanitária e de emergência sanitária determinadas no Plano de Contingência do Ministério da Agricultura e pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), para conter a disseminação da doença”, afirma Karoliny Mendonça.

Decreto de Emergência Zoossanitária

Na última terça-feira (12), o Governo do Piauí publicou o Decreto Nº 22.582 que dispões sobre o Estado de Emergência Zoossanitária em função da ocorrência de foco de Peste Suína Clássica (PSC) no Estado, inicialmente confirmada em uma propriedade da zona rural da cidade de Cocal de Telha, no final do mês de novembro, em uma criação de subsistência. 

No dia 30/11 e no dia 01/12/2023, técnicos da Adapi realizaram o sacrifício sanitário dos 12 animais da propriedade, em que foi registrado o caso de Peste Suína Clássica, e iniciou a vigilância epidemiológica nas propriedades circunvizinhas, tomando todas as medidas sanitárias determinadas no Plano de Contingência do Ministério da Agricultura e pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES