Adapi convoca agricultores para certificação de produtos artesanais

Em todo o Piauí, mais de 3 mil estabelecimentos produzem cajuína, porém apenas 11 são certificadas.

Adapi convoca agricultores para certificação de produtos artesanais | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Governo do Estado do Piauí publicou um decreto com todas as diretrizes que o agricultor precisa atender para receber o Selo de qualidade Estadual para o produto artesanal. Com isso, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), trabalha com o objetivo de certificar produtos artesanais de origem vegetal como doces, vinagres, compotas, geleias, óleos, azeites, etc. 

"A adesão ao registro é voluntária, mas uma vez obtendo o registro e posteriormente o Selo de Certificação Artesanal, o mesmo agrega valor econômico ao produto, uma vez que a certificação confere qualidade, identidade e garantia de sanidade do produto obtido no processamento, obedecendo as boas práticas de fabricação" esclareceu Ernando Cardoso, Gerente de Inspeção Vegetal da Adapi. 

Um produto já tradicional e bastante produzido no Piauí, é a Cajuína, registrada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural Brasileiro. Em todo o Piauí, mais de 3 mil estabelecimentos produzem cajuína, porém apenas 11 são certificadas pelo SISBI-POV (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal).

Produtos artesanais./Foto: Reprodução

Adesão do SISBI-POV a Adapi

Para dar maior celeridade ao processo de informação e adesão do produtor ao SISBI-POV, a Gerência de Inspeção da Adapi tem buscado alinhamento junto ao Ministério da Agricultura (Mapa) para adesão e equivalência do serviço de inspeção vegetal do Ministério. Com isso, a Adapi com a alta capilaridade que tem de atuação em todo o Estado poderá atender um maior número de produtores em menos tempo.

"Com a adesão da ADAPI ao SISBI-POV os produtores de cajuína terão mais acesso para processos de registro de suas industrias e, em parceria com demais órgãos do estado e principalmente com a Piauí Fomento, viabilizar essa regulamentação das plantas fabris, gerando mais empregos, renda e produtos com valor agregado, que poderão ser comercializados em todo o Brasil”, disse João Rodrigues, Diretor Geral da ADAPI.

O SISBI-POV traz um padrão sanitário de exigência legislativa e dar condições ao produto de ser comercializado em todo o Brasil. O objetivo é que em concordância com o Ministério, a Adapi possa iniciar os trabalhos de inspeção e registro das indústrias primeiramente de Cajuína, ainda este ano. "Assim poderemos diminuir o desperdício de matéria prima e agregar valor a esse produto, o caju, muito subutilizado em nosso estado e com alto poder econômico", disse Isaias Marques, coordenador de Inspeção vegetal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES