ADIP realiza amanhã (14) atividades de conscientização sobre diabetes

Cerca de 16 milhões de pessoas têm diabetes no Brasil, segundo dados do atlas da Federação Internacional de Diabetes

Dia Mundial de Combate ao Diabetes é celebrado no dia 14 de novembro | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cerca de 16 milhões de pessoas têm diabetes no Brasil, segundo dados do atlas da Federação Internacional de Diabetes. Nosso país é o quinto em número de pessoas com a condição. Para dar visibilidade a esse dado alarmante, entre outras estatísticas sobre a diabetes, bem como socializar informações à população sobre a doença, a Associação dos Diabéticos do Piauí (ADIP) realiza amanhã, 14 de novembro, no 1º Piso do Teresina Shopping, uma série de atividades e prestação de serviços voltadas para a conscientização sobre a doença.

As atividades, alusivas ao Dia Mundial de Combate ao Diabetes, que é celebrado em 14 de novembro, acontecerão das 16h às 21h, e inclui serviços como avaliação antropométrica, avaliação e orientação nutricional, aferição de pressão arterial, medição de glicemia capilar, avaliação dos pés, auriculoterapia e aromaterapia, aconselhamento e encaminhamentos realizados pelos profissionais médicos e educação em diabetes.

“Educação para proteger seu futuro é o tema da campanha do Dia Mundial do Diabetes. As atividades têm o objetivo justamente destacar a necessidade de melhor acesso à educação em Diabetes de qualidade para profissionais e pessoas que vivem com a doença. Aqui em Teresina, queremos também potencializar ações de educação, prevenção, conhecimento e busca por políticas públicas que estimulem o autocuidado e a adesão ao tratamento da diabetes”, explica Thalynes Cardoso, presidente da Associação dos Diabéticos do Piauí (ADIP).

Ainda segundo a presidente, o maior desafio é informar e mudar a realidade da pessoa com diabetes, muitas vezes desestimulada pela dificuldade de acesso ao básico - médicos, exames, medicamentos, informação.

 “Aqui no nosso Estado, por exemplo, o ano de 2023 foi um ano muito difícil para quem precisou de medicamentos dispensados pelo poder público. Mesmo amparados por um Lei Estadual, nº 6.623/2014, a descontinuidade da dispensação foi constante, o que dificulta o tratamento. Daí a importância das atividades do Novembro Azul, que é também de chamar a atenção dos gestores da saúde de todas as instâncias, para que tenham atuações mais humanas e econômicas, já que, ao cuidar da pessoa com diabetes, é possível evitar complicações graves e complexas, destaca Thalynes Cardoso.

Dados sobre Diabetes Mellitus (DM)

- 537 milhões de adultos (1 em cada 10) viviam com DM em 2021. Espera-se que esse número aumente para 643 milhões em 2030 e 783 milhões em 2045. Quase 1 em cada 2 adultos (44%) com DM permanece sem diagnóstico (240 milhões). A maioria tem DM tipo 2. Mais de 3 em cada 04 pessoas com DM vivem em países de baixa e média renda;

-  541 milhões de adultos estão em risco aumentado de desenvolver DM tipo 2;

-  Mais de 1,2 milhão de crianças e adolescentes (0-19 anos) vivem com DMT1;

 - O DM causou 6,7 milhões de mortes em 2021;

- O DM foi responsável por pelo menos US$ 966 bilhões em gastos com saúde em 2021- 9% do total global gasto em saúde;

- 1 em cada 6 nascidos vivos (21 milhões) são afetados por níveis elevados de glicose no sangue (hiperglicemia) durante a gravidez;

 -  73% das pessoas com diabetes tipo 2 não aderem ao tratamento. Quando não há diagnóstico precoce e muito menos adesão ao tratamento, as complicações de diabetes: como neuropatia, nefropatia, insuficiência cardíaca, derrame, infarto, retinopatia diabética (que leva à cegueira), além de internações, hospitalizações e mortes só aumentam.

Para mais informações: 

Jeane Melo (membro Adip) – 9 9452-1016

Valdete Martins (membro Adip) – 9 9981-4576

Gisela Brito (educadora em diabetes) – 9 9843-8591



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES