Adolescente de 13 anos apreendido já fez mais de 10 vítimas se automutilarem

A operação foi deflagrada nos estados do Piauí, Rio de Janeiro e Mato Grosso. Foram apreendidos diversos computadores, celulares, e itens que apareciam com esses adolescentes nos vídeos.

Adolescente teinha peças de apologia ao nazismo | Polícia Civil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O adolescente de 13 anos que foi apreendido, na manhã desta sexta-feira (21), durante a operação “Pessinus” em Ilha Grande, no Litoral do Piauí, já fez mais de 10 vítimas ao redor do Brasil. De acordo com o delegado Anchieta Nery, o suspeito as influenciava a se automutilarem, e ainda ameaçava por meios virtuais, sequestrá-las, estuprá-las e até mesmo ceifar a vida delas. 

O Ministério da Justiça, a Polícia Civil do Estado do Piauí (Diretoria de Inteligência) e o Grupo de Investigação de Crimes Cibernéticos (CyberGaeco) do Ministério Público de Santa Catarina deflagram hoje a “Operação Pessinus”. Ação integrada promovida pelo Laboratório de Operações Cibernéticas (DIOPI/SENASP/MJSP).

O objetivo da ação é combater crimes de constrangimento ilegal, ameaça, violência psicológica contra a mulher, estupro de vulnerável, apologia de crime ou criminoso, bem como incitação à discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, todos praticados no âmbito da internet.

Adolescente teinha peças de apologia ao nazismo | Foto: Divulgação/Polícia Civil

“Alguns adolescentes manipulavam psicologicamente (as vítimas) para praticar crimes contra a dignidade sexual e contra a liberdade pessoal. Por meio da diretoria de Inteligência, conseguimos localizar esse alvo em Ilha Grande, cumprimos o mandado de busca e apreensão desse adolescente que já tinha feito mais de 10 vítimas ao redor do Brasil, que se automutilavam e acabavam sendo vítimas do crime contra a dignidade pessoal”, explica o diretor de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, delegado Anchieta Nery.

Um dos adolescentes investigados no estado do Piauí possuía perfis de culto a símbolos nazistas, incluindo imagens de automutilação e a cruz suástica. Além de idolatrar e propagar imagens de assassinos de massacres escolares, praticava por meio desses perfis apologia e incitação a crimes contra a vida, bem como pela divulgava link de acesso a um grupo de mensageria, onde conteúdos proibidos de tortura, pedofilia, crueldade contra animais e pessoas são compartilhados, promovendo comportamentos perturbadores e ilegais.

O delegado ainda menciona que durante a operação, deflagrada nos estados do Piauí, Rio de Janeiro e Mato Grosso, foram apreendidos diversos computadores, celulares, e itens que apareciam com esses adolescentes nos vídeos. Segundo ele, as investigações vão continuar a fim de interceptar os crimes virtuais.

Delegado Anchieta Nery, diretor de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do PiauÍ | Foto: Reprodução

“Essas investigações vão continuar, vão seguir novas fases, e a gente pede que os pais cumpram o seu papel, observem o que seus filho fazem na internet”, completa o delegado Anchieta Nery.

O trabalho da equipe de investigação do Grupo de Investigação de Crimes Cibernéticos (CyberGaeco) do Ministério Público de Santa Catarina localizou a existência de perfis em redes sociais que demonstravam a intenção de cometer atos graves de violência contra pessoas, incluindo estupros e mutilações, massacres em estabelecimentos de ensino e culto e enaltecimento a símbolos ligados ao nazismo.

ENTENDA A OPERAÇÃO "PESSINUS" DEFLAGRADA HOJE



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES