Exclusivo Advogado piauiense defende saidinhas de presos: “Questão humanitária”

Na última quarta-feira (20), foi aprovado na Câmara dos Deputados o projeto de lei (PL) nº 2.253/22, que acaba com as saídas temporárias de presos, as chamadas “saidinhas”.

Entrevista ao Podcast Ielcast | FOTO: Podcast Ielcast
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na última quarta-feira (20), foi aprovado na Câmara dos Deputados o projeto de lei (PL) nº 2.253/22, que acaba com as saídas temporárias de presos, as chamadas "saidinhas". O texto será enviado para a mesa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para que ele sancione ou vete. Em entrevista ao Podcast Ielcast, o advogado criminalista Lucas Ribeiro comentou sobre este tema polêmico e a legalização da maconha para uso pessoal.

LIBERDADE À PRESOS: As saidinhas costumam ocorrer em datas comemorativas, como Dia das Mães, Páscoa e Natal. O advogado Lucas Ribeiro defendeu que são necessárias as saídas temporárias dos presos, pois é uma “questão humanitária”. Questionado sobre essa liberdade, ele explicou “que há regras e não é qualquer pessoa que vai sair”, e se ousarem cometer crime, “geralmente a polícia pega de volta”.

“Aquela saída específica é uma questão humanitária. Para que ele possa ver a família, tentar se ressocializar. Se cometerem crimes devem voltar, devem ser presos. É uma questão de segurança pública. Mas não pode afetar aqueles que não cometem, que estão cumprindo a sua pena. Os meus (clientes) sempre retornam, porque eu aconselho a retornar. Se eles não retornarem, é certeza que a polícia vai prender eles e não vão ter mais nenhum tipo de benefício”, defendeu Lucas Ribeiro.

Assista à entrevista completa!

AÇÕES INJUSTAS: Ele criticou as ações policiais sem motivo aparente, resultando em prisões. “Imagina só um casal na porta de casa, passa a polícia, liga a sirene e o casal entra em casa. A polícia acha aquela atitude suspeita e entra, sem um mandado. Quando chega lá, encontra um quilo de maconha, armas, dinheiro, balança, e são presos. A prisão é legal ou ilegal? Ilegal. Não havia motivo para a polícia adentrar na casa. Não havia um ato de perseguição. O fato de você se levantar porque viu a polícia, não pode ser considerado uma fundamentação necessária para invadir a casa de alguém”, pontua.

VÍTIMA DE ASSALTO: Comentando sobre sua experiência como advogado criminalista, Lucas Ribeiro confessou que uma certa vez teve seu veículo roubado e que defendeu o grupo envolvido no crime: “Eu sabia muito bem diferenciar”.

“Durante a investigação, o delegado chegou para mim e falou ‘olha a gente já tem a pessoa que roubou o seu carro e adivinha com ela tem ligação e para quem ela vendeu o seu carro’. Eu cheguei e contei para ele (assaltante). Não foi a pessoa que me assaltou que advoguei, foi o grupo, eles compravam o carro (roubado) e direcionava para pessoas específicas [...]”, relatou.

Advogado defende saidinhas de presos | FOTO: Reprodução

LEGALIZAÇÃO DA MACONHA: Na entrevista ainda foi comentado sobre a legalização da maconha, que o Supremo Tribunal Federal (STF) julga a descriminalização do porte de maconha e estabelecer balizas para diferenciar tráfico e uso pessoal. Lucas Ribeiro defende que “precisa de uma melhor definição, saber diferenciar”, e que o artigo que define o que é uso ou tráfico “são muito semelhantes”.

“Portar, pode ser uso, pode ser tráfico, guardar pode ser uso pode ser tráfico [...] eu entendo que o STF não pode legislar, mas a gente precisa de uma solução para esse tipo de situação, a gente precisa fazer uma diferenciação [...] imagina a maioria de usuário que é pego e muitas vezes é classificado ali como tráfico de drogas, e claramente é usuário [...] a maioria dos casos não há nenhum contexto de traficante, não há um balizamento, às vezes é pego um dinheiro que está no bolso dele e algumas drogas, e já caracteriza que é trafico, e às vezes não é. A gente precisa de uma melhor definição, saber diferenciar [...] o STF, acredito eu, está querendo trazer um filtro para essas ações”, disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES