Agências do INSS ficarão fechadas no feriado da Sexta-feira Santa

No sábado (8), o atendimento humano por telefone voltará ao normal e funcionará das 7h às 22h, horário habitual

Agências do INSS ficarão fechadas no feriado da Sexta-feira Santa | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

As agências da Previdência Social ficarão fechadas em todo o país no feriado de Sexta-feira Santa (7), assim como o atendimento humano por meio da central telefônica 135. Neste dia, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) terá funcionamento por telefone feito apenas por robôs. Na quinta (6), o atendimento será normal.

No sábado (8), o atendimento humano por telefone voltará ao normal e funcionará das 7h às 22h, horário habitual. Os segurados terão, no entanto, a opção de pedir benefícios e realizar outros serviços no Meu INSS. Para isso, é preciso ter senha do Portal Gov.br.

Segundo o instituto, no atendimento eletrônico feito pelo robô é possível obter informações sobre o benefício, saber o horário que foi agendado o próximo atendimento na agência e conseguir ainda informações de pagamento.

As ligações para o 135 são gratuitas se forem feitas de telefone fixo. Quem usar o celular paga as tarifas de uma ligação local.

No sábado, quando o atendimento volta a ser feito por funcionários e não mais por robôs, é possível conversar com atendentes para tirar dúvidas sobre benefícios e demais atendimentos do órgão previdenciário.

No Meu INSS, que funciona por aplicativo ou no site meu.inss.gov.br, o segurado tem acesso a mais de cem serviços e pode requerer benefícios, emitir extratos, cumprir exigências —que a entrega de documentos complementares solicitados pelo instituto— e agendar atendimento presencial.

Por meio deste canal, o segurado também poderá ser atendido pela assistente virtual Helô, que orienta e tira dúvidas sobre serviços e benefícios.

COMO AGENDAR O PEDIDO DE BENEFÍCIO NO INSS?

Quando o atendimento presencial deixa de ser feito, o principal serviço a ser interrompido é a perícia médica. No entanto, por se tratar de feriado nacional, a agenda dos peritos já estava organizada para essa pausa, sem que haja prejuízo aos segurados.

No entanto, para obter informações sobre agendamento e fazer solicitações de benefícios e serviços, é possível utilizar o Meu INSS.

SAIBA PEDIR A APOSENTADORIA PELO MEU INSS:

1 - Acesse o app ou site Meu INSS

2 - Informe CPF e senha de acesso (se não tiver senha, será necessário criar)

3 - Clique no botão "Novo Pedido"

4 - Digite a opção que você busca; ao inserir "aposentadoria", por exemplo, aparecerão os tipos de aposentadorias

5 - Clique na aposentadoria escolhida e informe seus dados

6 - Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções

7 - Ao final, anote o número de protocolo; também é importante informar email e celular para receber as informações sobre a tramitação do seu pedido

SISTEMAS DE INTERNET DO INSS TÊM INSTABILIDADE

Os sistemas de internet da Previdência têm apresentado instabilidade. O motivo seria a substituição da rede para ampliar o acesso à internet e melhorar a capacidade de atendimento. No final de março, a falha afetou agências, que precisaram interromper o funcionamento, afetando cerca de 50 mil benefícios.

Com isso, a fila de pedidos de aposentadoria tende a aumentar —em fevereiro, chegou a 1,8 milhão—, mesmo assim, abaixo dos índices do ano passado. Em maio de 2022, só à espera da perícia, havia 1 milhão de segurados.

A orientação dos especialistas nestes casos é procurar provar que a falha foi por "motivo alheio à vontade do segurado" para não ter o benefício negado com a falha no sistema. Dentre os cuidados estão fazer uma cópia da tela de pedido quando o sistema apresentar problema.

BANCOS TAMBÉM NÃO VÃO FUNCIONAR NO FERIADO

Os bancos de todo o país também ficarão fechados nesta Sexta-feira Santa (7), em virtude das festividades da Semana Santa. Os clientes poderão ser atendidos a distância, por meio de banco online —sites e aplicativos—, por telefone ou nos caixas eletrônicos, que seguem disponíveis em toda a rede bancária.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES