Agosto Lilás: Dr.Pessoa participa de ação social na zona Rural de Teresina

A ação faz parte da programação do aniversário de Teresina e reforça o compromisso da gestão no combate a violência doméstica contra a mulher

Evento aconteceu no Florescer do povoado Salobro | SMPM
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Reforçando o compromisso no enfrentamento à violência contra a mulher, a Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM) realizou nesta sexta-feira (18), no Florescer do povoado Salobro, zona Rural, uma manhã de serviços gratuitos. A ação faz parte da programação do aniversário de Teresina e reforça o compromisso da gestão no combate a violência doméstica contra a mulher que neste mês de agosto é conhecido como “Agosto Lilás”.

O prefeito Dr.Pessoa marcou presença e reafirmou a promoção de serviços e políticas públicas que fortaleçam as mulheres teresinenses. “A prefeitura de Teresina tem um olhar especial para o tema, onde temos realizados ações como esta que garantem os direitos básicos às mulheres de nossa cidade, onde são ofertados serviços e palestras de empoderamento da mulher, sempre conscientizando no enfrentamento a violência doméstica. Parabenizar a secretária Karla Berger que tem realizado este excelente trabalho à frente da pasta”, afirmou. 

Agosto também é o mês de enfrentamento à violência doméstica. A campanha Agosto Lilás, instituída por meio da Lei Estadual nº 4.969/2016, acontece no Piauí com objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.

Durante a ação foram ofertados serviços como teste de IST, teste de glicemia, vacinação, educação em saúde, corte de cabelo, design de sobrancelha, oficina de artesanato, emissão de RG, roda de conversa, atendimento psicossocial e oficinas com crianças.

A secretária municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Karla Berger, destaca que Agosto Lilás é um mês muito importante para as mulheres, onde a lei Maria da Penha completou 17 anos. “Precisamos chegar cada vez mais as comunidades, esse é o trabalho da Prefeitura Municipal de Teresina, o prefeito tem me cobrado diariamente mais incentivo para que nós possamos aumentar as políticas públicas para as mulheres no combate a esse feminicídio que infelizmente cresce a cada dia, as mulheres que vivem em situação de violência, é inadmissível a gente vê esses números crescentes, então para isso nós estamos trabalhando incansavelmente para que a gente possa efetivar cada vez mais ações como esta que está acontecendo”, disse. 

Karla Berger destacou os serviços e atendimentos ofertados durante a ação do Agosto Lilás na comunidade.

“Então nós estamos trazendo aqui pro Florescer Salobro, zona Rural de Teresina, serviços de saúde, trazendo para a comunidade, para essas mulheres alguns exames para que possam ser identificados algumas doenças sexualmente transmissíveis, temos apoio psicossocial, temos o nosso centro de referência Esperança Garcia, a Fundação Wall Ferraz, também está aqui oferecendo, cursos para estas mulheres, está também tendo cortes de cabelo, designer de sobrancelhas, oficinas, então está sendo uma manhã muito produtiva dentro dessa programação do agosto lilás”, afirma Karla.

A moradora do povoado Salobro, Ana Maria, se fez presente na ação e comentou sobre a importância de realizar eventos como este em sua comunidade.

“Ações como esta são muito importantes para nós mulheres que vivemos aqui no Salobro. Aqui nos sentimos bem acolhidos pela equipe técnica do Florescer e aproveitei esse dia para usufruir dos serviços ofertados , entre eles o de manicure”, disse a moradora.

Projeto Florescer

O serviço atende integralmente às mulheres em situação de vulnerabilidade social residentes em Teresina e suas crianças, na faixa de um a dois anos e onze meses. Nas unidades são oferecidas oficinas profissionalizantes, auxílio à saúde mental, empoderamento e desenvolvimento às mulheres, além das atividades educacionais destinadas às suas crianças.

Onde nos encontrar?

Florescer Norte

Rua Antônio Pedro, 629 – Matadouro

Florescer Norte II

Quadra C, 178-212, Santa Maria

Florescer Sudeste

Rua Santa Luzia, S/N – Alto da Ressurreição

Florescer Zona Rural

Povoado Salobro

Florescer Sul

Rua Mucuripe, S/N, Vila Santa Rita – Promorar

Por: Ascom 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES