Alepi realiza sessão em homenagem aos 50 anos de PGE

Durante o evento, várias autoridades foram agraciadas com medalha dos 50 anos da PGE/PI.

Avalie a matéria:
Medalha de Honra Cinquentenário PGE | Alysson Dinis/ Ccom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Procuradoria Geral do Estado do Piauí (PGE/PI) completou 50 anos em fevereiro e foi homenageada em sessão solene realizada na Assembleia Legislativa do Piauí, nesta segunda-feira (8). O órgão é responsável pela representação judicial e consultoria jurídica do Governo. Durante o evento, várias autoridades foram agraciadas com medalha dos 50 anos da PGE/PI.

“Essa sessão solene, promovida pelo parlamento piauiense, é, de fato, a homenagem e o reconhecimento do nosso povo aos 50 anos da PGE/PI. Trata-se de meio século de vida de um órgão que tem como finalidade promover a segurança jurídica das ações do Estado. Portanto, esse momento exprime um reconhecimento de valor, do qual esperamos sempre poder continuar a ser dignos com o passar dos anos”, disse Pierot Junior, procurador-geral do Estado do Piauí.

Governador Rafael Fonteles (Foto: Alysson Dinis/Ccom)

Durante a cerimônia, o governador, Rafael Fonteles, foi homenageado com Medalha de Honra Cinquentenário PGE-PI e assegurou que "a PGE nos dá a segurança para que o Estado faça tudo dentro da ordem, com competência técnica. Os procuradores defendem o Estado, exercendo um papel fundamental para a democracia". Além disso, o chefe do executivo agradeceu os trabalhos já realizados pelos advogados piauienses, na figura do procurador geral, Pierot Júnior.

O presidente da Assembleia Legislativa, Franzé Silva (PT) -  proponente da sessão solene - também foi agraciado com uma honraria. Em discurso, ele destacou a importância do trabalho do órgão nos processos relativos a litígios de terra envolvendo o Piauí e outros estados.

Franzé Silva (Foto: Alysson Dinis/Ccom)

"A PGE teve um papel fundamental na vitória do Piauí quanto ao litígio com o Tocantins e está fazendo um trabalho que, certamente, dará nova vitória ao Piauí no litígio com o Ceará. A PGE trabalha para o desenvolvimento do nosso Estado e pelos interesses do povo", disse.

A PGE/PI completou 50 anos de existência no último dia 27 de fevereiro. Ela foi criada pela lei delegada 91, de 1973, durante o primeiro mandato do governador Alberto Silva. Antes, o órgão era conhecido como Departamento Jurídico do Estado. Em 1988, a carreira de procurador de Estado foi reconhecida pela Constituição como função essencial à Justiça e imprescindível ao funcionamento do Estado Democrático de Direito.

De lá para cá, a entidade que sempre esteve na vanguarda dos trabalhos jurídicos continua olhando para frente, buscando melhorias nos processos de gestão e de defesa do Estado, garantindo, assim, bons resultados no futuro. Hoje, a Procuradoria já atua em diversos focos, entre eles a digitalização de todo o seu acervo bibliográfico e processual, na melhoria dos sistemas e na gestão estratégica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES