Assistência ambulatorial materno-infantil será ofertada na Nova Maternidade

Com uma capacidade média de 6 mil atendimentos por mês, o ambulatório da Evangelina Rosa atende gestantes e crianças de 0 a 2 anos de alto risco

Assistência ambulatorial materno-infantil será ofertada na Nova Maternidade | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A partir da próxima segunda-feira, dia 18, a Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa passará a oferecer assistência ambulatorial abrangente para mães e bebês em situação de alto risco. A maternidade começou suas operações em agosto e, como resultado, o Instituto de Perinatologia Social (IPS), ligado à Maternidade Dona Evangelina Rosa e que prestou serviços de saúde por três décadas, encerrará oficialmente suas atividades nesta sexta-feira, dia 15.

Com uma média de capacidade para 6 mil atendimentos por mês, o ambulatório da Nova Maternidade atenderá gestantes e crianças de 0 a 2 anos em situações de alto risco, identificadas na rede de Atenção Primária de Saúde. A administração da maternidade é uma parceria entre a Associação Reabilitar e o Governo do Piauí, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

Os atendimentos serão realizados de maneira interdisciplinar, contando com uma equipe multiprofissional composta por profissionais das áreas de medicina, enfermagem, serviço social, psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, técnico em enfermagem e terapia ocupacional.

Além disso, a unidade de saúde oferecerá uma variedade de exames, incluindo ultrassonografias, cardiotocografia e eletrocardiograma, bem como consultas com especialistas nas seguintes áreas: cardiologia, endocrinologia, psiquiatria, hematologia, neurologia, neuropediatria, neurocirurgia, pneumopediatria, cardiopediatria e gastropediatria.

“Essa mudança representa uma modernização e um novo modelo de assistência à saúde materno-infantil para o Piauí, mais adequado e com aumento significativo da capacidade de atendimento. Agora, estamos preparados para atender o triplo de pacientes por mês, graças à Nova Maternidade, que conta com uma infraestrutura moderna, equipamentos de última geração e está em total conformidade com as regulamentações do Ministério da Saúde e de todas as entidades de fiscalização”, ressalta a coordenadora do Ambulatório da Evangelina Rosa, Francisca Lopes.

Serviço ambulatorial funciona em horário ampliado

O serviço ambulatorial da Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa funciona de segunda a sexta-feira, em três turnos: das 7h às 11h, das 11h às 15h e das 15h às 19h. Após os atendimentos, os profissionais que fazem parte do circuito se reúnem e constroem um plano de cuidados que é encaminhado para a Unidade Básica de Saúde da paciente atendida.

As pacientes atendidas são agendados por meio da regulação dos municípios de origem. Após os atendimentos e encaminhamentos médicos, a equipe da recepção agiliza marcações e agendamentos futuros. Todos os atendimentos são informatizados e utilizam prontuário eletrônico da paciente, inclusive os resultados dos exames de imagem e laboratoriais realizados, que são disponibilizados online para as pacientes.

(Com informações da Sesapi)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES