Atletas do PI participam da Copa Norte-Nordeste de Futebol para Amputados

Para facilitar o deslocamento dos atletas até o local da competição, as secretarias irão disponibilizar um ônibus

A partida de estreia da equipe acontece neste sábado (24) | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Governo do Piauí está apoiando o Piauí Futebol para Amputados (PFA) através da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O time irá participar da Copa Norte-Nordeste de Futebol de Amputados 2023, que acontecerá no município de Maracanaú, no Ceará. Para facilitar o deslocamento dos atletas até o local da competição, as secretarias irão disponibilizar um ônibus.

Nesta sexta-feira (23), os 22 atletas partirão em viagem, e no sábado (24), a equipe já terá sua partida de estreia. No período da manhã, o PFA enfrentará a Associação D’eficiência Superando Limites (Adesul), e à tarde jogará contra a Sociedade Amigos do Deficiente Físico (Sadef).

O secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), Mauro Eduardo, afirmou que a iniciativa é muito importante para promover a inclusão e o acesso ao esporte de pessoas com deficiência. “Além de ser um instrumento de reabilitação, a prática de esportes também ajuda na autoestima. Ficamos felizes em saber que o time de futebol para amputados do nosso estado vai nos representar nesse campeonato. Sabemos da importância do esporte paralímpico na vida dessas pessoas, por isso estamos oferecendo esse apoio do Governo do Estado, por meio da Seid e da Seduc”, disse o gestor.

Segundo Feliciano Mendes, atleta do PFA, a equipe está na fase de classificação para a Copa do Brasil 2023, que vai acontecer no Rio de Janeiro. “Somos a única equipe do estado competindo neste torneio. Nós já participamos de quatro edições dessa copa, onde, em edições passadas, já conseguimos o terceiro e segundo lugar. Então, nessa quinta edição esperamos conseguir um resultado melhor ainda para o Piauí”, finaliza o competidor.

 Feliciano acrescentou que no mês de novembro, o time vai participar também do Campeonato Brasileiro Série B para Amputados, que dá acesso à Série A da modalidade. “Gostaria de agradecer a parceria da Seid, em nome do secretário Mauro, que desde o ano passado vem nos ajudando a participar dessas competições com auxílio de transporte nas viagens”, disse. 

O futebol de amputados é uma modalidade em que, de cada lado, são sete jogadores com amputações ou má formação nos membros inferiores ou superiores (goleiros). As partidas são disputadas em dois tempos de 25 minutos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES