Atletas piauienses ganham ouro e prata no Pan-Americano de Judô e Atletismo

Os esportistas brilharam e trouxeram na bagagem três medalhas de ouro e duas de prata nos campeonatos realizados nesse fim de semana

Atletas piauienses ganham ouro e prata no Pan-Americano de Judô e Atletismo | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As disputas do Campeonato Pan-Americano de Judô sub-13 e sub-15 ocorreram, na sexta-feira (14) e no sábado (15), em Lima, no Peru. Três piauienses se destacaram com medalhas de ouro e prata na competição. O Piauí foi ouro, também, na 17ª Copa Minas de Judô; e no Campeonato Mundial Paralímpico de Atletismo, em Paris, na França.

A secretária de Estado dos Esportes, Josiene Campelo, comemorou o excelente desempenho dos atletas nas competições. “Tivemos um fim de semana recheado de bons resultados para o esporte piauiense. Tivemos a atleta paralímpica Keyla Barros conquistando a medalha de prata no Mundial de Atletismo. Dois ouros no Pan-Americano de Judô, com os judocas José Henrique e Jeissiara Vidal, e prata com o atleta Maycon Douglas. E ainda no judô, o atleta Augusto Cavalcante conquistou a medalha de ouro na Copa Minas de Judô. Estão todos de parabéns, atletas e técnicos pelo esforço, dedicação e amor pelo esporte”, destaca a gestora.

Kátia Mayara, treinadora da judoca Jeissiara pontua a dedicação da atleta para alcançar essa vitória. “Falar da Jeissiara é falar de dedicação. Uma menina muito esforçada que sabe onde quer chegar. Conquistar esse título de bicampeã da América é muito gratificante para ela e para toda a equipe. O processo para chegar até aqui é muito difícil, mas conseguimos chegar e ser campeãs”, ressalta a técnica. 

Para chegar ao ouro no Pan-Americano na categoria sub-15, Jeissiara se classificou vencendo as seletivas regional e nacional da modalidade. “Os próximos objetivos dela são o campeonato brasileiro e os jogos escolares que a gente quer que venha com a medalha dourada. Vamos continuar trabalhando para que isso possa acontecer”, afirma Kátia Mayara. 

A medalha de ouro conquistada pelo judoca José Henrique, na modalidade sub-13, veio de forma consistente, como conta o técnico Wendell Barbosa. “O José foi o atleta da seleção brasileira que ganhou as lutas com mais rapidez. A primeira contra um atleta peruano, a segunda contra um atleta de Porto Rico e a final com um dos Estados Unidos. Todas as vitórias vieram em menos de 30 segundos, cada, e venceu por ippon todos os adversários em cada luta”. O próximo objetivo do atleta é o campeonato piauiense, no primeiro fim de semana de agosto e campeonato brasileiro fase final, no começo de outubro em Curitiba”, acrescenta o treinador.

O judoca Augusto Cavalcante, representante do Piauí, conquistou o título de campeão na categoria sub-15 durante a XVII Copa Minas de Judô, realizada em Belo Horizonte. Essa competição contou com a participação de atletas de diversos países, incluindo Brasil, Canadá e Israel, abrangendo desde a categoria sub-13 até a sênior. A performance de Augusto destacou-se entre os competidores, garantindo-lhe a medalha de ouro nessa importante disputa. 

Outra medalha de prata veio da piauiense Keyla Barros, natural de Água Branca, que ganhou a prata nos 1.500m para pessoas com deficiência intelectual, representando o Brasil no Campeonato Mundial Paralímpico de Atletismo, realizado de 8 a 17 deste mês na cidade de Paris, na França. A competição vale como preparação para os Jogos Paralímpicos de Paris, em 2024. 

Keila Barros se manifestou por meio das redes sociais comemorando a conquista. “Me tornei vice-campeã na prova dos 1.500 metros t20 para mulheres em terras francesas. Eu ainda estou em êxtase porque tudo que eu vivi aqui está na minha memória, mostrei a força da mulher nordestina, assim como as outras companheiras que vieram do nordeste e estão voltando com suas medalhas e um trabalho impecável. Esse foi o aquecimento para o mundial de kobe, no japão, e Paris 2024”, disse a atleta.

(Com informações do Governo do Estado)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES