Atrativos turísticos naturais do Piauí serão monitorados com início das chuvas

Esta iniciativa é realizada em colaboração com a Secretaria de Estado do Turismo, o Corpo de Bombeiros, a Secretaria de Segurança e a Polícia Militar

Atrativos turísticos naturais do Piauí serão monitorados com início das chuvas | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Estado da Defesa Civil do Piauí, através da Diretoria de Prevenção e Mitigação, lança a campanha "Banho Seguro", visando conscientizar os banhistas sobre os perigos de afogamento e fornecer orientações preventivas. Esta iniciativa é realizada em colaboração com a Secretaria de Estado do Turismo, o Corpo de Bombeiros, a Secretaria de Segurança e a Polícia Militar.

A campanha visa enfatizar para a população a importância da vigilância e precaução, especialmente durante o aumento do volume de chuvas, quando muitos turistas procuram destinos que envolvem atividades aquáticas, como rios, lagos, balneários, cachoeiras e açudes. De acordo com José Neto Monteiro, gestor da Secretaria de Turismo, essa integração entre as equipes é fundamental e será mantida ao longo do ano.

“Nesse período, o fluxo de turistas aumenta nesses locais que, além de bonitos, são atrativos para a diversão. Porém, é preciso ter muita cautela com os riscos, por isso a importância de mantermos a campanha com ações de conscientização. Fomos procurados pela equipe da Defesa Civil e prontamente abraçamos a iniciativa, que é necessária não somente em períodos específicos, como em todo o ano. O nosso objetivo é fazer com que os turistas curtam, apreciem nossas belezas, mas com segurança”, frisa Monteiro.

Werton Costa, diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil, enfatizou que a campanha não se limita à sensibilização do público-alvo, mas também engloba ações práticas, como sinalizações e capacitação.

Atrativos turísticos naturais do Piauí serão monitorados com início das chuvas - Foto: Ascom“A sinalização é necessária para orientar o banhista sobre características de profundidade, características de vazão, correnteza e risco. A intervenção educativa significa o contato direto dos órgãos públicos promotores da campanha com os usuários da área de banho, mas também com aqueles que querem renda com o espaço. A capacitação preventiva será o trabalho formativo junto a determinados segmentos diretamente envolvidos com a exploração econômica das áreas de banhos”, explica o gestor.

Ainda segundo ele, as equipes seguirão um cronograma e, no mês de março, será iniciada a campanha de conscientização nas barragens e cachoeiras.

“Mais de 20 cachoeiras serão visitadas pelas equipes envolvidas. Faremos a abordagem corpo a corpo, a entrega de prospectos e panfletos de orientação. Também precisamos contar com o apoio daqueles que têm a expertise, o conhecimento sobre as peculiaridades das áreas de banho”, finaliza Werton Costa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES