Auditores fiscais da Semarh realizam operação Mata Atlântica em Pé no Piauí

A operação foi realizada em mais 16 estados da federação. No Piauí, a Semarh contou com apoio do Ibama

Auditores fiscais da Semarh realizam operação Mata Atlântica em Pé no Piauí | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma equipe de auditores fiscais ambientais da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) promoveram a operação nacional Mata Atlântica em Pé no Piauí, em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). 

A operação realizada pela pasta abrangeu a região do Parque Nacional Serra das Confusões, como nos municípios de Curimatá, Morro Cabeça do Tempo e Riacho Frio. O trabalho iniciou na última segunda-feira (18), em 17 estados da federação, e no Piauí, e encerrou na sexta-feira (22).

O objetivo da operação foi averiguar alertas de desmatamento ilegal que tem ocorrido no Piauí, principalmente na região da Serra das Confusões. Para a realização do trabalho, a Semarh destinou três auditores fiscais ambientais, duas viaturas e dois drones para captação de imagens aéreas das áreas fiscalizadas. Além disso, nacionalmente, os órgãos envolvidos também buscaram contabilizar áreas desmatadas e infrações ambientais praticadas.

Auditores fiscais da Semarh realizam operação Mata Atlântica em Pé no Piauí - Foto: Ascom

O auditor fiscal e diretor do Centro de Geotecnologias da Semarh, Felipe Gomes, destacou que a ação foi muito importante por ter como foco uma área ecologicamente importante. “Esse trabalho está focado nas áreas onde se aplica o regime de proteção da Lei da Mata Atlântica (Lei Federal n°11.428/2006), que são áreas de florestas estacionais deciduais e semideciduais especialmente protegidas, com enorme importância ecológica”, explica. 

O diretor comenta ainda que a operação realizada pela Semarh alcançou, inclusive, áreas de transição entre os biomas cerrado e caatinga. A Lei nº 11.428 de 22 de dezembro de 2006, dispõe sobre a conservação, proteção, regeneração e utilização do Bioma Mata Atlântica, considerado patrimônio nacional.

(Com informações da Semarh)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES