Aulas de Inteligência Artificial serão ofertadas para alunos da rede pública do Piauí

A Seduc deu início a uma formação voltada aos profissionais da educação pertencentes ao quadro de servidores

A Seduc passa a ofertar a IA na Matriz Curricular das escolas | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Brasil agora faz parte do grupo de 12 países que possuem alguma ação de inserção da disciplina de Inteligência Artificial na Educação Básica. Em uma iniciativa pioneira, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) passa a ofertar a IA na Matriz Curricular do 9º ano do Ensino Fundamental e nas 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio em 2024. A iniciativa vai impactar 120 mil estudantes da Rede Pública Estadual.

A Seduc passa a ofertar a IA na Matriz Curricular das escolas

Para fortalecer a preparação dos professores que irão ministrar as aulas de IA, a Seduc deu início, nesta segunda-feira (19), a uma formação voltada aos profissionais da educação pertencentes ao quadro de servidores. A aula inaugural ocorreu no Centro de Teresina e foi transmitida ao vivo pelo Canal Educação. A capacitação terá duração de oito semanas e terá uma carga horária de 60 horas/aula. Ao final, 800 Profissionais da Educação receberão um certificado emitido pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

Durante a solenidade de abertura, o secretário de Educação, Washington Bandeira, citou uma pesquisa do Fundo Monetário Internacional (FMI) que  mostra que dos quase 40% dos empregos globais expostos à IA, metade vai se beneficiar com o uso da tecnologia e aumento da produtividade. 

O gestor destacou a importância de traçar diretrizes pedagógicas sobre a educação digital, capacitando os estudantes a usarem a tecnologia e refletirem sobre possíveis problemas. “A Inteligência Artificial não é uma vilã. É uma ferramenta que fará parte do mundo profissional de diversas profissões. Vale ressaltar que dentro da matriz curricular teremos discussões sobre o uso ético da IA”, pontuou. .

Disciplina de IA nas escolas da Seduc, alinhando-se à base nacional comum curricular - computação (Brasil, 2022) nos eixos do pensamento computacional, mundo digital e cultura digital, o letramento em IA compreende três pilares fundamentais: o letramento em dados, o letramento em algoritmos e o letramento em modelos.

“Nesta capacitação, os professores vão aprender o que existe por trás de uma IA, desenvolver um pensamento crítico e ético em relação a ela, mas também como ela pode facilitar a nossa vida no dia a dia. O conhecimento é fundamental para fazer bom uso dessa ferramenta e evitar as armadilhas. A ideia é que os professores se sintam seguros e tenham todo o apoio possível para tratar sobre sobre IA em sala de aula”, afirmou o professor Cristiano Galafassi.

A professora Rosa Maria Vicari explicou que um sistema de lA é baseado em máquina que, para objetivos explícitos ou implícitos, infere, a partir da entrada que recebe, em como gerar previsões, conteúdos, recomendações ou decisões que influenciam ambientes físicos ou virtuais. “A IA ganha autonomia à medida que é alimentada com dados. Assim, os algoritmos de um sistema IA vão tomar decisões com base em dados e serão capazes de se adaptar a diferentes realidades. Na educação, por exemplo, o uso dessa ferramenta é capaz de se adaptar ao estado cognitivo e ao estilo de aprendizagem de cada aluno”, esclareceu. 

A capacitação envolve momentos teóricos e momentos práticos com encontros presenciais e a distância (síncronos e assíncronos). O ambiente virtual utilizado será o ambiente próprio utilizado para a capacitação no Piauí (Canal Educação) e a plataforma Microsoft Teams. Durante o curso, os professores participarão de um processo avaliativo para a identificação de lacunas que poderão ser trabalhadas e reforçadas ao longo do ano letivo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES