Aumento da taxa de positividade da Covid-19 no Piauí preocupa e mobiliza COE

De acordo com a Sesapi, houve um crescimento nas vendas de testes realizados em Teresina, Picos e Piripiri.

Comitê esteve reunido nesta terça-feira para avaliar avanço da Covid-19 no Piauí | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Comitê de Operações Emergenciais (COE) da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) esteve reunido nesta terça-feira (26) para discutir estratégias de combate a Covid-19 diante do aumento de casos da doença no Piauí. De acordo com a Sesapi, houve um crescimento nas vendas de testes realizados em Teresina, Picos e Piripiri. Também houve um aumento na taxa de positividade dos testes realizados pelo Lacen-PI, saindo de 17% para 29,4% na última semana epidemiológica.  

A situação exige o reforço de medidas para conter o avanço dos casos. Uma das orientações repassadas aos municípios foi a abertura dos postos de vacinação durante as festas de final de ano. Outra determinação do comitê foi a obrigação do uso de máscaras em ambiente hospitalar e que as unidades de saúde organizem o fluxo de visitas aos pacientes.

“Pedimos aos municípios do Piauí, principalmente os maiores, que promovam a vacinação nas suas UBS, para evitar filas e aglomerações. Todos precisam cooperar, mantendo a higienização das mãos, o uso de máscaras para aqueles com sintomas e grupos de risco e principalmente manter a vacina em dia”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Antônio Luiz.

O comitê orienta, também, a manutenção dos protocolos de etiqueta respiratória, que evitam a propagação do vírus e, principalmente, que a população procure tomar as doses necessárias para proteção contra a Covid-19. Os protocolos para a prevenção da doença são necessários para conter os casos mais graves que exijam internação e até óbitos.

Somente na última semana, foram notificados 115 casos da doença e 05 óbitos no Piauí, segundo os dados apresentados na reunião, pela Gerência de Vigilância em Saúde. Atualmente há dois pacientes internados por síndrome respiratória aguda grave. 

Ainda de acordo com a Sesapi, todas as pessoas que morreram de Covid tinham comorbidades. Entre as vítimas, uma mulher de 40 anos portadora de neoplasia em estágio avançado, residente em Campo Grande do Piauí. Uma idosa de 91 anos com doença cardiovascular crônica, diabetes e doença neurológica crônica, residente em Elesbão Veloso-PI, outra paciente de 24 anos portadora de anemia falciforme, residente em Bom Lugar (MA). Além de uma mulher de 72 anos, de Demerval Lobão, com histórico de dois Acidentes Vascular Cerebral (AVC) e Lúpus e uma mulher de 40 anos, da cidade de Teresina, imunodeprimida. 

“Pedimos que as pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidos acima de 12 anos de idade que tenham recebido a última dose do imunizante há mais de 6 meses, tomem a vacina e aqueles que ainda não realizaram a primeira dose com a bivalente, acima de 18 anos, desde que no mínimo quatro meses após a última dose, precisam retornar aos postos de saúde e tomar a vacina”, lembra a diretora de Vigilância em Saúde da Sesapi, Cristiane Moura Fé. 

Na próxima quarta-feira (03), o Comitê de Operações Emergenciais volta a se reunir para nova avaliação da situação no estado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES