Aumento das temperaturas pode ser mortal para população de Teresina

Somente no Brasil foram oito ondas de calor, secas na Amazônia, chuvas devastadoras, alagamentos e deslizamentos nos litorais paulista e do Rio Grande do Sul

Aumento das temperaturas pode ser mortal para população de Teresina | Romulo Piauilino
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ano de 2023 foi atípico para todo o mundo, porém segundo especialistas foi uma espécie de "amostra grátis" do que vamos experimentar no futuro. Somente no Brasil foram oito ondas de calor, secas na Amazônia, chuvas devastadoras, alagamentos e deslizamentos nos litorais paulista e do Rio Grande do Sul.

A ciência já havia alertado sobre esses eventos extremos, o tema inclusive é o centro dos debates na  COP28, cúpula do clima, organizada todo ano pelas Nações Unidas. A edição deste ano, que começa nesta quinta (30) causou polêmica ao ser sediada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Aumento das temperaturas

As temperaturas tiveram um aumento em todo o mundo a partir da revolução industrial. Uma das causas principais é a queima de combustíveis fósseis como petróleo e carvão mineral que liberam gases responsáveis  pelo efeito estufa. Em 1901, por exemplo, a temperatura média do país foi de 24,91ºC. Já em 2022, subiu para 25,54ºC.

E não deve parar por aí, segundo cientistas do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) a temperatura do planeta deve ter um acréscimo de 1,5ºC a 4ºC até o final deste século. O Brasil por um lado pode ser beneficiado com a oportunidade de turbinar a produção de energia limpa.  

Por outro lado, esse aumento nos deixa mais propícios para eventos extremos, como os calorões, as estiagens e temporais. Para a BBC News Brasil, o físico Paulo Artaxo, professor da USP, relata que essa diferença de temperatura pode ser mortal para algumas cidades do Brasil. 

"Um aumento de 3 ºC na Suécia pode até ser benéfico para o clima na região. Agora, 3 ºC a mais para quem mora em Teresina, Cuiabá ou Palmas pode significar a diferença entre a vida e a morte", disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES