Bailarinas do Piauí fazem vaquinha para participar de festival na Itália

O convite para o Sanremo Dance Festival veio após a apresentação do corpo de balé no Prêmio Internacional de Dança de São Paulo (PRIDANSP), que ocorreu no mês passado

Bailarinas do Piauí fazem vaquinha para participar de festival na Itália | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No próximo ano, em abril de 2024, 10 talentosas bailarinas do Balé Jovem do Piauí terão a oportunidade de brilhar no Festival de Dança Sanremo, na Itália. No entanto, para tornar esse sonho realidade, a companhia lançou uma campanha de financiamento coletivo online, uma vaquinha, com o intuito de arrecadar os R$ 60.000,00 necessários para cobrir as despesas de passagens, hospedagem, alimentação e transporte das artistas e de quatro apoiadoras. Clique aqui para ajudar.

O Balé Jovem do Piauí, um projeto social sem fins lucrativos fundado em 2010, é composto por 25 integrantes, entre crianças e jovens com idades entre 9 e 25 anos. A companhia já esteve em Berlim, na Alemanha, Holanda e em outros países europeus.

Bailarinas do Piauí fazem vaquinha para participar de festival na Itália (Foto: Divulgação)

O convite para o Sanremo Dance Festival veio após a apresentação do corpo de balé no Prêmio Internacional de Dança de São Paulo (PRIDANSP) no mês passado, onde também receberam prêmios e outros convites para festivais no exterior. A bailarina Paula Ribeiro recebeu dois primeiros lugares e o grupo, com a coreografia "MARIAS," conquistou o segundo lugar, garantindo assim sua participação no festival italiano em abril de 2024.

O Balé Jovem do Piauí é uma iniciativa que funciona como uma corrente de apoio à arte e é mantida com a ajuda de amigos e apoiadores de Marinalva Gamosa, diretora artística e coreógrafa do projeto.

Balé Jovem do Piauí pede ajuda para participar de festival (Foto: Divulgação)

“A nossa companhia conta com a ajuda do ateliê Vanessa Ballet, que doa figurinos para o grupo. Minha família também está sempre ao meu lado, Olavo Rebelo, fisioterapeuta, é responsável pelo trabalho de condicionamento físico das meninas, e a Ana Gamosa, minha irmã, é médica e nutricionista e também cuida das meninas”, contou.

A Primeira bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Márcia Jaqueline, e uma das bailarinas brasileiras mais bem-sucedidas, é madrinha do Balé Jovem do Piauí e também contribui para o funcionamento do projeto criado por Marinalva.

Balé Jovem do Piauí (Foto: Divulgação)

Quanto à chegada das meninas ao grupo de dança, a coreógrafa contou que realiza audições anuais para crianças da comunidade, oferecendo aulas gratuitas, figurinos e custos de acomodação para os participantes. A única exigência para suas alunas, ela conta, é a dedicação e a presença diária nas aulas, que ocorrem de segunda a sexta-feira, das 16h às 18h.

A estudante Paula Carolina Santana Ribeiro, que dança há nove anos, é uma das jovens que representam bem o resultado de todo esse cuidado e amor pela dança que são depositados por todo esse grupo.

Balé Jovem do Piauí (Foto: Divulgação)

No ano passado, ela conquistou uma bolsa de estudos para a National Ballet Academy New York após uma apresentação no FestCampos, em São Paulo. 

Balé Jovem do Piauí (Foto: Divulgação)

Ela foi a única estudante nordestina a ser selecionada pela academia americana para o intensivo de dança. Dessa vez, ela espera conquistar o público em mais um festival internacional e levar a marca da dança piauiense cada vez mais longe.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES